PMA qualifica cidadãos em informática, massoterapia e culinária

Formação para o Trabalho
21/07/2011 18h25
Início > Noticias > 46664

Mais 110 cidadãos estão qualificados e aptos para o mercado de trabalho nas áreas de massoterapia, informática e culinária. A ação é da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), com o Programa de Qualificação Profissional. Os treinamentos  foram realizados na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, bairro Inácio Barbosa, local onde também ocorreu a solenidade de entrega dos certificados na tarde da última quinta-feira, 20.

Os alunos não escondiam a expectativa pela entrega dos certificados. Para alguns, o sentimento de terem vencido mais uma etapa ultrapassada em suas vidas profissionais. Para outros, a esperança de que, com a qualificação, novas oportunidades irão surgir. A representante dos alunos no evento, eleita por unanimidade pelo grupo, foi a jovem Diva Maurício dos Santos, 82 anos. Ela afirmou animada que, antes do curso, temia o computador e que hoje já está navegando na Internet.

Diva é aposentada e revende produtos de beleza. Em seu discurso, ela relatou que fez o curso de informática básica e, na sequência, o avançado. "O computador era um bicho para mim. Tinha muito medo, mas hoje, o encaro com naturalidade e uma necessidade", afirmou a aluna destacando a importância da Fundat na comunidade do bairro Inácio Barbosa e adjacências. "Esta unidade de qualificação ajuda muito a comunidade. Muitos foram formados e hoje já estão trabalhando. Realmente, é um trabalho digno de reconhecimento", esclarece.

A aposentada ainda citou que diante da capacitação não precisa mais sair de casa para enviar os pedidos dos produtos que revende. "Agora é tudo pela Internet. Além disso, já estou providenciando a instalação do equipamento para conversar com os meus familiares por meio do computador. Estou feliz, realizei um sonho", declara.

Empregabilidade

O instrutor do curso de culinária, Renan Brito Motta, representou os demais professores na solenidade. "A Prefeitura de Aracaju, através da Fundat, está inovando e dando uma parcela de contribuição muito grande para a empregabilidade de muita gente, não só daqueles que frequentam os cursos, mas também para aqueles que os ministram", destaca.

A presidenta da Fundat, Telma Rios Pimentel, fez a entrega dos certificados. Ela falou aos alunos a importância de cada um buscar sempre se aprimorar e buscar a excelência no que faz. "O órgão está à disposição de todos os que buscam o conhecimento, primando sempre sempre pela qualidade dos cursos ofertados. O mercado de trabalho é exigente e só vencem os que tiverem uma melhor capacitação", disse a presidente pedindo aos alunos que jamais desistam dos seus sonhos.

Crédito

A presidenta explicou ainda que, além dos cursos gratuitos, a fundação também oferece crédito para quem deseja começar um novo negócio. "A equipe da Fundat está satisfeita porque a missão está sendo cumprida. Além da qualificação e da inserção dos cidadãos no mercado de trabalho, estamos à disposição para aqueles que desejam se tornar empreendedores", destaca.