Usuários e trabalhadores debatem assistência social do município

Família e Assistência Social
22/07/2011 14h03
Início > Notícias > Usuários e trabalhadores debatem assistência social do município

Quatro grupos de trabalho passaram a manhã desta sexta-feira, 22, em amplo debate sobre os subtemas que nortearam as discussões da VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Aracaju, que chega hoje ao seu último dia. As temáticas ‘Gestão do trabalho', ‘Reordenamento e qualificação dos serviços', ‘Fortalecimento e participação do controle social' e ‘Centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza', obtiveram uma grande adesão dos delegados da conferência aos grupos de trabalho.

Informações da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Cidadania, Cristiane Ferreira, dão conta de que cada grupo foi formado por uma média de 40 delegados, que passaram a amanhã discutindo as deliberações que foram levadas à plenária final, realizada esta tarde. "De cada subtema, deverão sair 10 deliberações, que irão para análise e votação da plenária. Neste mesmo espaço estarão sendo eleitos os delegados que irão representar Aracaju na Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece em outubro", disse a presidente.

Cristiane Ferreira avalia a conferência municipal como muito positiva, atendendo o seu objetivo de avaliar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Aracaju e propor diretrizes para o seu aperfeiçoamento. "A qualidade das palestras foi muito boa, com conteúdos ricos que renderam debates acalorados. Ontem, por exemplo, estava previsto para às 17 horas o fim dos trabalhos, mas os debates gerados pela segunda mesa se estenderam até quase 19 horas", destacou.

Usuário

O usuário foi um dos motes principais das discussões propostas pela conferência. Com participação garantida, ali estavam para expor suas dificuldades enquanto pessoas que utilizam os serviços, programas, projetos e benefícios do SUAS. Assim entendeu a sua presença no evento, a delegada Maria das Graças da Silva de Jesus, moradora do bairro Santa Maria.

"Acredito que as discussões que estão sendo realizadas aqui poderão melhorar a vida das pessoas", disse, acrescentando que decidiu participar do evento para compreender melhor a nova política de Assistência Social e buscar apoio, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para o enfrentamento dos problemas que ocorrem na sua comunidade.

Trabalhador

Foco do tema central da atual conferência, os trabalhadores da área tiveram uma participação maciça no evento. "Vejo a conferência como um espaço ímpar de debate, que reúne todos os segmentos que conduzem a política de Assistência Social de Aracaju. É também para nós, trabalhadores concursados, um espaço de formação porque a política tem mudado muito", enfatizou a assistente social Maciela Rocha Souza, trabalhadora do Cras Antônio Valença Rollemberg, no Augusto Franco.