Frequentadores elogiam estrutura da Sementeira

Serviços Urbanos
25/07/2011 10h51
Início > Notícias > Frequentadores elogiam estrutura da Sementeira

A área verde do Parque da Sementeira é um convite ao descanso e também ao prazer da prática de exercícios físicos. Caminhar, correr, pedalar ou fazer um alongamento são atividades que fazem parte da rotina dos aracajuanos que frequentam o parque. A estrutura do local, com pista demarcada, aparelhos de ginástica, banheiros, segurança e a cortesia da própria natureza, agrada a todos, desde os iniciantes até os atletas de alto rendimento.

O aumento no número de frequentadores é resultado de investimentos cotidianos da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que faz a manutenção diária do local, além de reformas que visam melhorar ainda mais a estrutura do parque. "Aqui temos ótimos locais para a prática de atividades físicas. Tem banheiro, bebedouro e um espaço amplo e estruturado para receber os praticantes de exercícios", diz o professor de Educação Física Fábio Augusto.

O professor alerta que, antes de iniciar qualquer atividade física, é preciso procurar uma orientação médica. "Isso é necessário porque o médico é o profissional qualificado e preparado para avaliar a saúde da pessoa e dar todo o direcionamento para promover o seu bem-estar", enfatiza. "Na prática esportiva, seja uma caminhada ou uma corrida, por exemplo, o educador físico tem um papel fundamental, que é orientar e definir o nível de atividade de acordo com a capacidade de cada pessoa", informa.

Outro cuidado que o praticante de atividade física deve ter é com a vestimenta. "Uma roupa leve e um tênis confortável vai melhorar o rendimento e proporcionar mais prazer", registra Fábio Augusto. E é exatamente isso que o plataformista Wesley Rodrigues procurar fazer. "Sempre procuro uma roupa adequada para caminhar e não esqueço de me alongar antes e depois da atividade", diz.

Áreas verdes

No Parque da Sementeira, que possui uma área total de 396.019 m², os atrativos para aqueles que procuram praticar um esporte são vários, entre os quais se destaca o contato permanente com a natureza. "Aqui existe uma grande área verde, com muitos pássaros, uma lagoa com patos, e isso tudo ajuda muito no rendimento do atleta, pois o ambiente serve como estimulante", ressalta Fábio.

Wesley Rodrigues frequenta o Parque da Sementeira em busca de bem-estar e qualidade de vida. "Faço em média 40 minutos de caminhada e aqui esqueço um pouco do trabalho e procuro relaxar ao máximo", conta. "É um lugar maravilhoso com uma arborização muito boa. A cada volta no parque é possível contemplar a beleza deste local", destaca.

Treinos

O Parque da Sementeira também é um espaço utilizado por quem treina para participar de competições. O professor de atletismo Jouener Araújo, durante as terças e quintas, treina um grupo de alunos para torneios escolares. "O Parque é um ótimo lugar para treinar porque tem espaço e segurança. Temos o contato com a natureza também, que sem dúvida ajuda muito no desenvolvimento dos jovens pela sensação de liberdade", coloca.

Também em ritmo de treinamento, atletas paraolímpicos que são alunos de escolas públicas da rede estadual e municipal, acompanhados pelo professor Antônio Ferreira, encontraram no Parque da Sementeira um refúgio para um treino descontraído e animado. "Desde o dia 6 de julho estamos intensificando o treinamento desses alunos, visando às próximas paraolimpíadas, que acontecem em São Paulo, no mês de agosto. Optamos por um local seguro e com condições de fazer a prática de exercícios", informa o professor.

Com um percurso de aproximadamente 1,6 km, Antônio Ferreira encontrou na Sementeira a oportunidade de orientar os alunos em vários tipos de treinamento. "Aqui é possível praticar exercícios educativos, como também de força e resistência", afirma. Os alunos paraolímpicos são portadores de deficiência mental, física e visual. "No Parque, inclusive, é ótimo porque eles podem ter outras experiências, além de ser um lugar excelente para a socialização", acrescenta.