PMA reforma mais uma Unidade de Saúde da Família

Saúde
25/07/2011 11h22

Com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários, bem como a atuação dos profissionais da rede de saúde, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está reformando a Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Mazze Lucas, que está em obras desde o dia 4 de julho, com o prazo de 60 dias para ser entregue à comunidade.  Segundo a gerente da USF, Graciene Barbosa, a estrutura da Unidade já estava muito antiga, e a reforma era essencial para otimizar o atendimento.

"Não estávamos podendo proporcionar aos usuários um ambiente de qualidade, pois tinham locais que não eram bem ventilados e não tinham salas suficientes para os profissionais", explica ela. Com a reforma, serão construídas oitos salas para cada profissional, como médicos, enfermeiros, pediatras e assistente social.

Será feita uma reforma completa, desde o telhado até a fachada da Unidade. Além da construção de salas especializadas, todas elas serão climatizadas. "A fachada será padronizada, para que possa identificar melhor a Unidade de Saúde", explica ela. Além disso, será construído o balcão da recepção, proporcionando uma capacidade maior de armazenar os arquivos dos usuários.

O morador do Santos Dumont, Adonis de Oliveira Moreira, falou sobre a importância da reforma. "É fundamental para a comunidade, pois a Unidade serve de suporte para o atendimento da população. Aqui somos sempre bem recebidos e tenho certeza de que, com a reforma, o serviço será ainda melhor", destacou Adonis.

Atendimento

Para garantir assistência à população, as três equipes do Programa de Saúde da Família do Renato Mazze Lucas, estão atendendo temporariamente na USF Carlos Hardmam, localizada na avenida Carlos Marques, s/n, no bairro Soledade, das 12h às 18h.

As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, agente de saúde, assistente social e dentista, que atendem a comunidade com consultas programadas, promovem encontros com os grupos de risco, como diabetes e hipertensão, além de atendimento às urgências.

Durante o período da manhã, das 7h às 13h, o atendimento no local será para os próprios usuários da Unidade Carlos Hardmam. "Conseguimos dividir os horários para que pudéssemos atender os pacientes da USF Renato Mazze sem maiores prejuízos", declara a gerente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3179-2805 ou 8814-4558.

Unidades

Desde dezembro de 2010, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já reformou seis USF e um Posto de Atendimento de Aracaju.  Já foram reformadas as Unidades de Saúde da Família: USF Humberto Mourão (Conjunto Orlando Dantas), USF Antonio Alves (Atalaia), USF Onésimo Pinto (Conjunto Jardim Centenário), USF Dona Jovem (Bairro Industrial), USF Lauro Dantas (Bugio), USF Carlos Hardmam Cortes (Soledade) e o Posto de Atendimento Costa Pinto (Calçadão da 13 de Julho). Todas as Unidades serão contempladas no cronograma.