Semana do Motociclista começou nesta segunda

Transporte e Trânsito
25/07/2011 17h10

Começou nesta segunda-feira, 25, e segue até sexta, 29, a Semana do Motociclista. Apoiada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Superintendência Municipal de Trasporte e Trânsito (SMTT) e do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat), a Semana visa conscientizar os condutores de motocicleta sobre os riscos de não utilizar equipamentos de segurança e desrespeitar as leis de trânsito, principalmente o limite de velocidade.

Na manhã de hoje, a equipe de Educação para o Trânsito da SMTT e os parceiros do Comsepat levaram para a avenida Chanceler Osvaldo Aranha, na zona norte da capital, a campanha 'Chega de Acidentes'. Em uma blitz educativa realizada no local, a equipe dialogou com motociclistas. Para a coordenadora da Educação para o Trânsito da SMTT, Selma Dantas, os motociclista foram receptivos à mobilização.

"Eles se mostraram interessados, abertos ao diálogo, pois sabem que o número de acidentes envolvendo motociclistas cresce vertiginosamente. O que a SMTT busca quando vai às ruas é conscientizar a população de que o trânsito deve ser visto como um espaço de todos, e para que este espaço tão democrático funcione, as leis devem ser respeitadas. A partir do momento em que o motociclista tem consciência, ele passa a ser um condutor mais prudente", declarou.

Frota

De 2000 a 2010, o número de motos que circulam em Aracaju quadruplicou, subindo de 12 mil para 50 mil, o que significa um aumento de 415%. Tal crescimento se refletiu no número de acidentes. Em 2010, de 81 vítimas fatais, 39,5% estavam em veículos de duas rodas. Somente no primeiro semestre de 2011, acidentes envolvendo motocicletas deixaram um saldo de 26 vítimas fatais. Em todo o Brasil, de acordo com o Instituto Sangari, nos últimos 10 anos o número de acidentes envolvendo motociclistas aumentou 754%.

Segundo o Diretor de Trânsito da SMTT, major Paulo Paiva, a conscientização dos condutores de motocicleta é fundamental para diminuir o número de acidentes. "O motociclista deve ter uma conduta responsável e prudente no trânsito, usar de forma correta o capacete, andar tanto de dia como à noite com o farol da moto acesso para que possa ser visto pelos outros veículos, usar roupas claras e, sobretudo, respeitar o limite de velocidade. Essas medidas podem evitar acidentes e até salvar vidas", lembrou.

Programação

Além das blitz educativas, serão promovidos pelos parceiros da Semana do Motociclista cafés da manhã, exposições de equipamentos de segurança e missa em ação de graças. No dia 28, os motociclistas se reunirão para participar da 'Motociata'. A concentração será na área externa do Parque da Sementeira. Os motociclistas seguirão pelas principais avenidas da cidade pregando a paz no trânsito.