Encontro propõe maior interação entre Embratur e municípios

Agência Aracaju de Notícias
25/07/2011 16h28

O presidente da Embratur, Flávio Dino, recebeu o prefeito de Aracaju e secretário geral da Frente Nacional dos Prefeitos, Edvaldo Nogueira, para discutir estratégias para aproximar os municípios das ações promocionais do Brasil no exterior. "Queremos estreitar cada vez mais nossa relação com os governos municipais, pois acreditamos que a união de esforços potencializará o nosso objetivo, que é fazer com que nosso país esteja posicionado como destino turístico no mercado internacional", disse Dino.

O prefeito de Aracaju acredita que a interlocução dos órgãos do Governo Federal com os municípios é importante para que as ações realizadas em parceria sejam mais efetivas. "Assim como em outras áreas, queremos que isso também aconteça no turismo, um setor importante para a economia da capital sergipana", ponderou Nogueira.

Dino falou sobre a verba descentralizada, que é disponibilizada anualmente aos estados para a promoção de destinos turísticos no mercado internacional. "Esta é uma ferramenta importante que propõe a participação direta das unidades da federação nas estratégias para mostrar no exterior as potencialidades turísticas locais".

O presidente também ressaltou que a Embratur está disposta a receber propostas para a adequação desses investimentos, de forma que os municípios estejam cada vez mais contemplados. Dino e o prefeito de Aracaju voltarão a se reunir, juntamente com o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Vitória (ES), João Carlos Coser, para dar prosseguimento às discussões sobre o assunto.

Verba descentralizada

A verba descentralizada é um recurso extra que a Embratur disponibiliza aos estados para complementar as ações já programadas para promover o Brasil no exterior. Para 2011, o calendário prevê 266 iniciativas em 40 países.

Campanhas publicitárias, publicações para operadores e agentes de viagens, produção de banco de imagens, caravanas com operadores internacionais. Essas são apenas algumas das ações previstas pelo Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil que podem ser realizadas com a verba suplementar.

A Marca Brasil deve ser utilizada em todos os materiais e ações promovidas com a verba suplementar destinada aos estados. De acordo com os critérios estabelecidos, os projetos apresentados pelos estados devem estar de acordo com o Plano Aquarela - Marketing Internacional do Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Embratur