Representantes do BID iniciam visitas às obras da PMA

Planejamento e Orçamento
25/07/2011 18h35

Na tarde desta segunda-feira, dia 25, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a equipe da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) iniciaram uma série de visitas a obras já iniciadas na capital sergipana que integram a lista de contrapartida da administração municipal pela contratação do empréstimo no valor de U$ 30 milhões, formalizado na última sexta-feira, 22. Os recursos serão utilizados na execução de inúmeros projetos, que contemplam desde o saneamento básico de áreas carentes, até a ampliação da malha viária e a construção de creches, escolas e unidades de saúde, passando por iniciativas de cunho social e cultural.

As visitas começaram no bairro Coqueiral, na zona norte, e seguem durante toda a semana. Os representantes do BID estiveram no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da localidade, unidade que concentra as ações de cidadania e auxílio às famílias do Coqueiral. Lá o gerente do projeto do BID em Aracaju, o especialista em desenvolvimento urbano Jason Anthony Hobbs, e outros dois representantes do banco foram recebidos pela coordenadora do Cras, Márcia Militão, assistiram a um vídeo e tiraram dúvidas sobre as ações sociais desenvolvidas pela PMA na região.

"Esta etapa é muito importante para a gente. Começamos a fazer esse projeto em 2007. Hoje queremos ver o que a prefeitura já realizou e atualizar o projeto”, explicou Jason Anthony. Além dele, Denise Levi e Carol Harrison, também representantes do BID, demonstraram bastante interesse nos programas sociais da PMA. “O empenho da Prefeitura de Aracaju em atender todas as demandas, tanto do Governo Federal quanto do BID, é muito grande. A prefeitura consegue ser excelente na elaboração e no desenvolvimento dos projetos, sendo que, por ser um órgão internacional, o BID segue um padrão diferente do que se está acostumado”, completou Jason.

Cronograma

As visitas, além de avaliar as ações desenvolvidas pela PMA, servem de base para a criação de um calendário de vistorias às obras executadas com recursos do BID. O principal objetivo da equipe é agilizar ao máximo os processos licitatórios, para garantir que os recursos sejam logo convertidos em benefícios reais para a população. Segundo o secretário municipal de Planejamento e coordenador do projeto em Aracaju, Dulcival Santana, essa é uma ótima oportunidade para a PMA qualificar ainda mais seus projetos. “Essa é uma possibilidade de acrescentar informações novas para a elaboração de projetos. Às vezes, a execução gera certos erros que essa visita pode ajudar a corrigir”, afirma.

As visitas e reuniões com a equipe do BID seguem até sexta-feira. “Hoje realizamos uma visita de campo às obras de infraestrutura do Coqueiral. Devemos visitar cinco obras na zona norte e diversas obras na zona sul”, antecipa Dulcival Santana. Nesta quarta, dia 27, outros dois representantes do BID chegam à capital para se juntar à equipe.


Leia também...

BID libera U$ 30 milhões para Aracaju
Missão do BID já está em Aracaju