Prefeito assina Termo de Cooperação com o TRE

Agência Aracaju de Notícias
25/07/2011 18h40

Na tarde desta segunda-feira, 25, o prefeito Edvaldo Nogueira participou de uma reunião no gabinete da presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), onde juntamente com a presidente do órgão, a desembargadora Susana Maria Carvalho, assinou um Termo de Cooperação se comprometendo a ceder temporariamente servidores da Prefeitura de Aracaju para auxiliar no cadastramento biométrico dos eleitores da capital. Após a assinatura do Termo de Cooperação, a presidente do Tribunal convidou o prefeito para fazer seu cadastramento.

Segundo Edvaldo Nogueira, a prefeitura já é e vai continuar sendo parceira do TRE para que a meta do recadastramento seja cumprida. “É um grande desafio para o TRE e para todos nós fazer com que todos os aracajuanos e sergipanos já votem com o novo sistema digital na próxima eleição  Isso é um progresso. Vamos mais uma vez ser exemplo para o mundo. Que bom que nas próximas eleições Sergipe irá participar integralmente desse novo sistema. Vamos trabalhar em parceria para que a meta seja cumprida com eficácia e eficiência”, enfatizou o prefeito.

Para a desembargadora Suzana Carvalho, o processo de transição para uma votação digital é mais um marco do sistema eleitoral brasileiro, que trará benefícios tanto para o eleitor quanto para os candidatos. “O Tribunal não tinha condições por si só de realizar um trabalho dessa grandiosidade. A prefeitura tem auxiliado com os recursos necessários, desde mão de obra a transporte, dentro da medida de suas possibilidades. É assim que a gente está alcançando o nosso objetivo”, disse.

Tecnologia

Até o mês de dezembro, os eleitores da capital poderão se dirigir ao Cartório Eleitoral da Rua Itabaiana, Fóruns Integrados I no bairro Santos Dumont, ou a uma das unidades do Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) - no Shopping Riomar ou na Rodoviária Nova - para a realização do cadastramento biométrico. O procedimento pode ser agendado na seção Agenda Biométrica do site do TRE.

No dia do recadastramento, o eleitor deve estar munido do título de leitor, documento de identificação com foto e comprovante de residência. O procedimento é obrigatório. Quem não o fizer, terá o título de eleitor automaticamente cancelado. Durante o recadastramento é possível solicitar uma declaração de comparecimento para apresentar no trabalho.

Sergipe e Alagoas foram os únicos estados da federação escolhidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para recadastrar todo o conjunto do seu eleitorado. Posteriormente essas informações serão repassadas para o Ministério de Justiça, na implantação do RIC - Registro de Identificação Civil, que substituirá outros documentos públicos, inclusive o título eleitoral. Os eleitores da Barra dos Coqueiros foram os primeiros a votar com urnas biométricas, nas eleições de 2010.