Programa Cozinha Brasil gera resultados satisfatórios

Família e Assistência Social
26/07/2011 14h08
Início > Noticias > 46715

A parceria firmada entre o Serviço Social da Indústria (SESI), por meio do ‘Programa Cozinha Brasil', e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), mudou a rotina alimentícia e garantiu a qualidade de vida de centenas de beneficiários do Bolsa Família e comunidade em geral. O projeto cumpriu sua meta de desenvolver ações de capacitação, com ênfase no aproveitamento integral dos alimentos, como também orientar e ensinar a população a adquirir hábitos saudáveis, melhorando o estado nutricional.    

Outro propósito é que cada pessoa treinada pelo Cozinha Brasil possa tornar-se um multiplicador, levando para as comunidades, para o lar e para a empresa os conhecimentos adquiridos acerca de uma alimentação inteligente. No âmbito da Semasc, ao todo, 9 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) foram contemplados com o programa, a exemplo do Terezinha Meira, Enedina Bonfim, Gonçalo Rollemberg Leite, Porto D'anta, Pedro Averan, João Oliveira, Risoleta Neves, Santa Maria e Benjamim Alves.

Certificado

Os participantes recebem todo material didático e, ao final do curso, o aluno que obteve frequência mínina de 75% recebe o certificado e o livro de receitas. Nos Cras o curso, que iniciou no mês de abril e encerrou em julho, capacitou um total de 606 pessoas e formou 60 agentes multiplicadores, resultado considerado positivo para a coordenadora do Programa de Inclusão Produtiva e Segurança Alimentar, Telma Maria Teles.

"O sucesso do Cozinha Brasil é reflexo do esforço, do trabalho, da credibilidade de população na parceria e da intensa divulgação que fizemos para mobilizar a sociedade. Estou feliz também porque esses números mostram a vontade de participar das comunidades e que veem nos Cras um instrumento capaz de qualificar, ou mesmo, beneficiar o cidadão", afirmou Telma.   

Economia

"Aprendemos a fazer uma comida saudável e ao mesmo tempo econômica. São maneiras de aproveitar as frutas e as verduras sem ter desperdício. Estou radiante porque aprendi a fazer sucos que aproveitavam a casca de diversas frutas. Esse curso é simplesmente excelente", elogiou a beneficiária Rosa Maria do Nascimento.