Cras Benjamim Alves de Carvalho festeja o Dia da Vovó

Família e Assistência Social
26/07/2011 19h04
Início > Notícias > Cras Benjamim Alves de Carvalho festeja o Dia da Vovó

Concurso de canto, de dança e de beleza. Foi assim que as vovós assistidas pelo Cras Benjamim Alves de Carvalho, no bairro Coroa do Meio, passaram a tarde desta terça-feira, 26, quando é comemorado o Dia da Vovó. A festa teve início às 14 horas com orações, declamação de poesias, leitura de mensagem e atividades de integração entre as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e as idosas.

"Nas festas que realizamos aqui valorizamos os usuários do Cras e trabalhamos o fortalecimento de vínculos entre os de maior idade com os de menor idade", explicou a coordenadora do Cras, Maria Cila Gomes da Rocha Cruz, referindo-se à presença na festa das crianças do Peti, também assistidas pelo Cras.

Com cerca de 50 vovós presentes, os concursos conquistaram boa adesão, especialmente o desfile de beleza, quando 11 delas participaram de forma espontânea. A vencedora foi Lúcia Florência, que inovou ao desfilar dançando ao ritmo de Luiz Gonzaga. O segundo lugar ficou com Maria Zélia da Silva.

O concurso de canto foi vencido por uma ex-merendeira do Cras, Eurice Freire, enquanto o de dança foi conquistado por Sebastiana dos Santos, que dançou a valsa 'Danúbio Azul' com o neto Gabriel Rodrigues dos Santos. Vários pares, formados por idosas e crianças assistidas pelo Peti, dançaram a valsa.

Duas homenagens foram prestadas pelo Cras: a da vovó mais idosa, que coube a Aparecida Bonifácio, e a da vovó mais participativa, que ficou para Josefa Maria de Jesus, mulher que dedicou parte da sua vida a lutar pela melhoria das áreas de vulnerabilidade da Coroa do Meio. As vencedoras dos concursos e as homenageadas foram contempladas com brindes doados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).   

Fortalecimento de vínculos

As idosas homenageadas nesta tarde participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo oferecido pelo Cras. "Nos reunimos todas as terças-feiras, das 14 horas às 16h30, e sempre contamos com uma participação de 25 a 30 idosos. O grupo é muito coeso e participativo, o que é fundamental para que a gente alcance o objetivo do nosso trabalho, que é o de elevar a auto-estima e a qualidade de vida deles", declarou a assistente social que trabalha com o grupo de idosos, Magali Menezes Machado.