Durante toda esta quarta-feira, 27, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Porto D'Anta está realizando um mutirão para a inclusão de novas famílias no Cadastro Único (CadÚnico) da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Também está sendo feita a atualização cadastral para as famílias que já estão inscritas no CadÚnico e o recadastramento do Programa Bolsa Família.
Através da parceria feita pela prefeitura com o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, o Cras também está viabilizando a expedição da segunda via das certidões de nascimento e de casamento. Segundo informou a coordenadora da unidade, Marta Lopes, a ação visa oferecer à comunidade a oportunidade de obter estes documentos gratuitamente. A ação tem o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inclusão Social (Seides).
A Corregedoria Geral da Justiça montou uma estrutura composta de cinco funcionários, além dos recursos tecnológicos para atender a comunidade, possibilitando até a busca de dados para aquelas pessoas que buscarem o serviço sem cópia do documento pretendido. "Montamos uma estrutura que permitirá um atendimento ágil", disse a técnica judiciária, Ana Amélia do Nascimento.
No Cras Santa Maria, esta quarta-feira também é dia de inclusão e atualização do Cadastro Único, bem como de recadastramento do Bolsa Família, segundo informou Meire Lucena Elias Passos, que comanda a ação na unidade. "Distribuímos 62 senhas no início da manhã, de forma que o atendimento está ocorrendo no fluxo previsto, sem transtornos", explicou Meire Lucena.
Cadastro Único
O Cadastro Único é a porta de entrada para as famílias terem acesso aos programas, projetos, serviços e benefícios concedidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Nos 15 Cras de Aracaju, a Prefeitura, através da secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), oferece os programas Bolsa Família, de Atendimento Integral às Famílias (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos, cursos de qualificação e benefícios eventuais.
Proteção social
O PAIF é um serviço continuado de proteção social básica, desenvolvido nos Cras. Esses centros são espaços físicos localizados estrategicamente em áreas com maior índice de vulnerabilidade e risco social e pessoal.
Através deste programa, os Cras prestam atendimento socioassistencial, articulam os serviços disponíveis em cada localidade, potencializando, coordenando e organizando a rede de proteção social básica intersetorialmente com políticas de qualificação profissional, inclusão produtiva, cooperativismo e demais políticas públicas e sociais em busca de melhores condições para as famílias.