Moradores aprovam obra de contenção de encosta

Infraestrutura
28/07/2011 10h38
Início > Notícias > Moradores aprovam obra de contenção de encosta

As obras de contenção da encosta no bairro América vêm seguindo um ritmo de trabalho intenso e constante. Com o objetivo de garantir a segurança de quem mora na área, sobretudo durante o período chuvoso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), tem buscado dar celeridade aos trabalhos e assim evitar transtornos à população que vive na área.

Iniciadas em fevereiro deste ano, as obras fazem parte do plano de ações que a administração municipal está desenvolvendo em áreas consideradas de riscos da capital. Com investimentos próprios da ordem de R$ 714.521,37, as obras já estão na segunda fase, o que representa 70% do total de serviços a serem executados.

Os moradores do bairro vêm elogiando a atuação da Prefeitura na região. O que antes era uma encosta coberta de mato e com risco de desabamento, está se transformando em um local limpo, bonito e seguro. "Antes da obra só tinha mato e lixo aqui. Apareciam muitos ratos e, quando chovia, descia muito barro. Agora vai ficar bom, porque depois que começaram a obra, não vi mais rato nenhum por aqui. Não temos mais medo", comenta a dona de casa Maria José dos Santos, 51, que mora no bairro a 25 anos.

Etapas

Na primeira fase, as obras foram realizadas na avenida José da Silva Ribeiro, principal área de risco do bairro. No local, foram construídos taludes e muretas de contenção para facilitar o escoamento das águas através de tubulações de drenagem e dar sustentação à estrutura que estava comprometida. Além disso, a rede de drenagem foi revitalizada na avenida e ruas próximas à obra.

Na segunda etapa, os serviços estão sendo realizados entre as ruas México e Paraguai, parte mais alta da encosta. As equipes já concluíram a limpeza da área, com a retirada do entulho das construções demolidas. Esta semana está sendo finalizado o serviço de nivelamento do solo, através do serviço de terraplenagem. A próxima etapa será a construção de taludes e muretas de contenção, assim como foi feito na primeira fase de execução dos serviços na avenida José da Silva Ribeiro.

Valorização

"Moro aqui há 41 anos, logo que casei me mudei para cá. Conheço esse bairro há muito tempo e essa obra está melhorando tudo aqui. Está bonito e vai ficar mais ainda. Na parte de lá colocaram grama e o pessoal da obra disse que vai colocar nessa parte também", conta Osmária de Lima Santos, 64 anos, referindo-se à segunda parte da obra.

Segundo os moradores da área, o morro já foi cenário de vários acidentes. "Aqui já caiu muita gente, criança brincando e adulto. Até mesmo um carro já caiu. Agora vai ficar mais seguro", conta Alexandre Silva Santos, de 34 anos, que mora no local desde que nasceu. Ele se disse ansioso para ver a obra finalizada. "A sensação antes era a de viver numa favela, as pessoas chegavam aqui e estranhavam. Não tenho dúvidas de que essa obra já está valorizando bastante a região", afirma.

Contenção

A PMA planeja também executar ações semelhantes em outros locais da capital. A partir de um plano de ações que mapeou os locais que apresentam riscos de desabamento, a administração municipal dará inicio a novas obras de contenção.

As áreas contempladas com a construção de novas encostas são a maternidade Nossa Senhora de Lourdes; encosta TV São João; encosta da rua Maria do Carmo e adjacências; encosta da rua Santa Terezinha; encosta da rua Coronel Pacheco; encosta da rua M, Palame-Soledade; encosta condomínio Vale do Sol.