Cursos de inglês e informática qualificam mais 120 cidadãos

Formação para o Trabalho
28/07/2011 11h26
Início > Noticias > 46753

Pensando na inserção do trabalhador no mercado de trabalho, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), vem ampliando o Programa de Qualificação Profissional. Esta semana, mais seis turmas concluíram cursos de informática e inglês, totalizando 120 cidadãos capacitados. As aulas foram ministradas na unidade de qualificação Maria Emília dos Santos, no bairro Santos Dumont, e no Instituto Beneficente do bairro Cidade Nova.

No Santos Dumont, foram qualificadas 80 pessoas nos cursos de informática básica e avançada. A entrega dos certificados aos concludentes foi realizada pela coordenadora do Programa de Qualificação Profissional, Camilla Dantas, em clima de orgulho e satisfação.

No encerramento das atividades, a dona de casa Márcia Santos Ferreira, 47 anos, agradeceu a oportunidade e ressaltou seu empenho para conseguir aprender o conteúdo passado pelo instrutor. "Nunca é tarde para aprender. Parabenizo a equipe da Fundat por nos dar essa oportunidade. Tenho certeza que muitos caminhos serão abertos", disse.

Cidade Nova

Já no Instituto Beneficente Cidade Nova, entidade parceira da Fundat, foram ofertados cursos de inglês e informática e 40 cidadãos foram contemplados. Manoel Severino Pereira, 34 anos, trabalha em um supermercado, na área de frios, e seu gerente solicitou que ele aprendesse informática para mudá-lo de função. "Agora vou poder desempenhar outro trabalho e melhorar minha renda", comemorou.

José Carlos Coimbra, 46 anos, frequentou o curso de inglês no bairro Cidade Nova. "O curso tem um diferencial. O conteúdo é abrangente e as aulas nos deixam preparados para buscar um emprego que exija conhecimentos em inglês", destaca, acrescentando que seu instrutor facilitou o aprendizado.

Instrutores

A seleção dos instrutores é criteriosa. A preocupação da presidência da Fundat é oferecer cursos que realmente atendam as necessidades dos cidadãos, seja no tocante ao conteúdo programático, ao aprendizado prático e à didática utilizada pelos professores. Para tanto, os instrutores passam por uma avaliação rigorosa.

Outro diferencial dos cursos realizados pela Prefeitura de Aracaju é a oferta de aulas de relações interpessoais, inseridas em todos os cursos. "É uma oportunidade para que os alunos se conheçam, saibam como se portar no ambiente de trabalho e elevem sua autoestima", ressalta a presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel.