Força-tarefa vai ao bairro Getúlio Vargas

Saúde
28/07/2011 16h06
Início > Noticias > 46763

Na manhã desta quinta-feira, 28, os agentes da força-tarefa da Prefeitura de Aracaju visitaram o bairro Getúlio Vargas. Na ocasião, os moradores receberam orientações sobre os cuidados com a doença. Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também realizaram a busca por focos do mosquito transmissor.

No local, eles destruíram focos e larvas do Aedes aegypti em um terreno baldio. "Este terreno estava fechado e, mesmo assim, encontramos restos recentes de material de pintura. Latas de tinta, entulho e garrafas PET estão cheios de larvas e com o mosquito adulto da dengue", chama a atenção o supervisor do Programa Municipal de Controle da Dengue, Paulo Roberto.

Já a supervisora Glise Maria, visitou casas da rua São Miguel. Ela coordena uma das cinco equipes da força-tarefa.  "Neste bairro, encontramos focos e larvas da dengue nos tanques e em ralos para escoar a água da chuva. Nesses depósitos domiciliares, colocamos o larvicida diluído em água, e orientamos as famílias a manter ralos e tanques vedados e limpos", divulga.

O senhor Manoel Rodrigues, 50, é proprietário de uma vila na rua São Miguel. Ele testemunha o esforço cotidiano dos agentes. "A nossa rua está sempre limpa e os agentes de combate à dengue da Prefeitura de Aracaju são atuantes mesmo. Eles estão sempre por aqui conversando com a gente sobre o problema da dengue", diz Manoel.

Conscientização

De acordo com Paulo Roberto, o bairro Getúlio Vargas tem aproximadamente 2.300 imóveis. A previsão é que os 20 agentes da SMS visitem 700 casas. Dados do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) apontam que o bairro apresenta o índice de infestação predial de 2,0, considerado médio risco ou alerta. Os dados foram divulgados em coletiva à imprensa pelo vice-prefeito de Aracaju e secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos, no dia 14 deste mês.

"O trabalho de combate não é só dos agentes. Como podemos ver nestes bairros, muitos moradores ainda precisam se conscientizar para evitar a proliferação do mosquito. E como fazer isto? Cuidando da própria casa e seguindo as orientações dos agentes. Outra coisa é que não adianta se livrar do lixo jogando em um terreno de maneira inadequada, porque isso pode comprometer a saúde da vizinhança. Insisto: combater a dengue é compromisso de todos", afirma Silvio.

Bugio e Soledade

Os agentes comunitários de saúde, de endemias e de limpeza da força-tarefa da Prefeitura de Aracaju atuarão nesta sexta-feira, dia 29, e no sábado, 30 respectivamente nos bairros Bugio e Soledade.

No Soledade, a ação contará com o apoio de cerca de 100 membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Os voluntários ajudarão com as ações de educação e de informação sobre os riscos da dengue. A concentração da força-tarefa será às 8h, na USF Carlos Hardman.

Ainda de acordo com a técnica do Programa Municipal de Controle da Dengue de Aracaju, Raulinna Gomes, está prevista a coleta de pneus abandonados. "Na próxima segunda-feira, dia 01, os pneus recolhidos serão encaminhados ao Eco Ponto, localizado no bairro Santa Maria", disse.