PMA plantará mais de mil árvores na Zona de Expansão

Serviços Urbanos
28/07/2011 16h47
Início > Notícias > PMA plantará mais de mil árvores na Zona de Expansão

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está dando continuidade ao plantio de mudas na Zona de Expansão de Aracaju, uma ação que faz parte do projeto Plantando Cidadania. Até o momento foram plantadas mais de 800 árvores de espécies nativas e exóticas. O objetivo é arborizar toda a área descampada nos residenciais e loteamentos da região.

Desde a semana passada, uma equipe composta por quatro agentes, um técnico agrícola e uma engenheira agrônoma está trabalhando na Zona de Expansão. "Estamos conseguindo plantar uma boa quantidade de árvores e reduzir o número de mudas que não conseguem vingar. Tudo isso é consequência de um trabalho de conscientização e de manutenção diária dos logradouros públicos onde o trabalho é realizado", esclarece Lucimara.

As árvores que estão sendo plantadas na Zona de Expansão são de diversas espécies, a exemplo do cajueiro, ipê, craibeira, pitanga, mulungu, oiti e nim. "Procuramos diversificar as espécies para atender a demanda do local, que é uma área descampada, com pouca ou nenhuma faixa de sombra", explica a engenheira agrônoma Fernanda Matos.

"Estamos aproveitando as chuvas para intensificar esse trabalho, uma vez que o solo está propício para o plantio e as mudas conseguem se firmar com mais rapidez. Diariamente plantamos uma média de 100 mudas, que resultará em mais de 1.100 novas árvores", informa Fernanda.

Comitê

O trabalho conta com o apoio do Comitê de Arborização Urbana, que visa dinamizar o debate sobre o plantio de árvores na cidade. "O Comitê está em pleno funcionamento e ao longo das reuniões vem discutindo aquilo que estamos fazendo e que vamos executar em termos de arborização. Podemos ressaltar que este ano tivemos dois importantes acontecimentos: o primeiro é a continuidade do plantio de maneira efetiva em diversos locais da cidade, e a segunda é a criação do comitê", registra Lucimara Passos, presidente da Emsurb.

O Comitê, criado através do decreto nº 2.270/09, conta com nove representantes da sociedade civil e nove representantes do poder público. É composto por representes da Universidade Federal de Sergipe, Secretaria Municipal de Planejamento, Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Universidade Tiradentes (Unit), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), Sociedade Semear, Instituto Vida Ativa e Ciclo Urbano.

Plantando Cidadania

O projeto Plantando Cidadania tem como objetivo arborizar as ruas e logradouros públicos de norte a sul da cidade. Em médio e longo prazo, a ação promoverá uma melhoria no microclima, além de diminuir a poluição sonora, purificar o ar, embelezar a cidade e garantir alimentação à fauna urbana. As mudas são produzidas no horto da Emsurb, localizado no Parque da Sementeira.