Equipes de profissionais do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais e da Vigilância em Saúde celebraram nesta quinta-feira, 28, o Dia Mundial de Prevenção às Hepatites. Um estande montado no Shopping Riomar levou a visitantes e trabalhadores, orientações sobre as formas de prevenção, contágio e tratamento da doença.
A ação teve foco em jovens e profissionais de manicure, pedicure, cabeleireiros, tatuadores e aplicadores de piercings, grupo considerado mais vulnerável à Hepatite B. Mais de 480 pessoas passaram pelo espaço para conversar, tirar dúvidas e receber a vacina e o material informativo sobre a doença.
A cabeleireira Claudiane Pinheiro, 26 anos, foi uma das pessoas atendidas pela equipe. Com o calendário de vacinas em dia, ela recebeu a dose pela terceira vez e aproveitou para ressaltar a importância dos cuidados no dia-a-dia. "No meu trabalho todos lidam com tesouras e alicates de unha, então temos de estar protegidos", diz. A facilidade de acesso à vacina e às informações sobre a doença através do estande da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) agradou à atendente de lanchonete Ana Carla, 22. "Consegui tirar muitas dúvidas e tomei a vacina", comemora a jovem.
O atendente de loja Samuel Benson, 21, reconheceu a iniciativa como produtiva. "Não temos tempo de ir à Unidade de Saúde. Aqui, tivemos a oportunidade de ficar informados e receber a vacina", observa.
Hepatites
O contágio por hepatite pode ocorrer através do uso compartilhado de instrumentos usados em serviços de manicure, pedicure e aplicação de piercing, além de atividades comuns como o barbear e depilação. Sexo sem o uso de preservativo também pode transmitir a doença, que se manifesta em cinco tipos: A, B, C, D e E.
A rede de saúde disponibiliza gratuitamente a vacina, os exames de diagnóstico e o tratamento da hepatite. "O diagnóstico e o tratamento das hepatites virais são direitos de todo cidadão e estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as 43 unidades de saúde espalhadas na capital", avisa o secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos.
Teste
O teste das hepatites é realizado sem complicações, sem marcação ou agendamento de ficha, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), localizado na Rua Bahia, bairro Siqueira Campos. "Após o resultado, se o diagnóstico for positivo, o paciente é encaminhado para o tratamento no Hospital Universitário", explica o coordenador do programa de DST, Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos.
Lemos ressalta que o diagnóstico e tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado. "As hepatites geralmente não apresentam sintomas. Quando aparecem podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. Muitas vezes, a pele os olhos ficam amarelados, a urina escura e as fezes claras", acrescenta.
Seminário
O tema também será abordado nesta segunda-feira, dia 1º, no II Seminário de Prevenção às Hepatites Virais. O evento começa às 13h, no auditório da Faculdade de Sergipe (FASE) e conta com a parceria da Secretaria Estadual da Saúde. Inteiramente gratuito, o seminário tem como público alvo os profissionais da beleza: manicures e pedicures, tatuadores, cabeleireiros e body-piercings.