PMA entrega mais 25 carteiras de habilitação gratuitamente

Transporte e Trânsito
29/07/2011 11h34
Início > Noticias > 46772

O Centro de Formação de Condutores de Aracaju (CFCA) entregou na manhã desta sexta-feira, 29, mais 25 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) aos alunos da última turma. A iniciativa da Prefeitura de Aracaju, promovida pela  Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), promove inclusão social ao garantir ao cidadão a possibilidade de retirar gratuitamente a CNH.

Criado em 2007 através do Decreto Municipal nº 1386, o CFCA, já formou cerca de 300 condutores e tem auxiliado na geração de emprego e renda. Foi o caso do morador do Mosqueiro, Isaías Rodrigues. "Esta oportunidade me abriu portas porque agora estou prestes a conseguir um emprego em uma floricultura, graças à carteira de motorista. Se não houvesse o Centro de Formação eu e todos os colegas aqui presentes não teríamos condições de tirar nossas habilitações", colocou.

As turmas passam por exames psicológicos, clínicos, cursos teóricos que têm duração de 15 horas e 20 horas de aulas práticas. Os instrutores são agentes de trânsito e membros da equipe do programa educação para o trânsito da SMTT.

Para o Superintendente Antônio Samarone, a formação dos novos condutores pelo CFCA é motivo de orgulho para a SMTT. "Fico muito feliz ao ver novas turmas aqui recebendo suas carteiras de habilitação. Tenho orgulho de dizer que não há registro de acidentes graves com alunos do CFCA. Hoje vemos diariamente na mídia um grande número de acidentes de trânsito. Infelizmente, as pessoas transformaram dirigir em guerra. Quando percebemos que aqui estamos atingindo o nosso objetivo que é formar motoristas conscientes, ficamos felizes", declarou.

Aulas

Todas as aulas são realizadas na Escolinha de Trânsito da SMTT. As teóricas são ministradas por instrutores de educação para o trânsito. Já as práticas contam com quatro veículos da Superintendência. Além disso, parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Detran oferecem gratuitamente todos os exames médicos e psicológicos exigidos, além de isenção das taxas para obtenção da CNH.

"Tudo que tenho a dizer é que agradeço por ter passado pelo Centro de Formação, por ter obtido mais conhecimento. Agradeço a Prefeitura de Aracaju, a SMTT, aos instrutores e educadores, que a todo o momento estavam ali conosco nos incentivando a fazer sempre o melhor e a aprender cada vez mais", destacou o comerciante Wilson da Siva, ao receber sua CNH.

Inscrições

Os interessados em participar do curso devem procurar a Secretária Municipal de Assistência Social (Semasc) para realizar o cadastro. Os candidatos devem cumprir os seguintes pré-requisitos: ter estudado em escola pública; estar desempregado ou ter renda inferior a um salário mínimo; e estar inscrito em algum dos programas de assistência social do governo (como bolsa família, por exemplo).

"O intuito primordial do Centro de Formação de Condutores é incluir socialmente as camadas menos favorecidas da sociedade. Por isso, os candidatos devem se encaixar em uma série de requisitos para podermos atingir o público que mais necessita e que não teria condição de obter a CNH se não fosse o CFCA", pontuou a diretora-geral do Centro Municipal de Formação de Condutores, Edla Dias.