Crianças do 2º ao 5º ano atendidas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, localizada no bairro Santa Maria, participaram da ‘Colônia de Férias Amiguinhos da Polícia Militar', organizada pelo 1° Batalhão de Polícia Comunitária. O projeto, que contemplou 110 meninos e meninas, teve o objetivo de estreitar o relacionamento da polícia com a comunidade e proporcionar às crianças momentos de lazer e aprendizagem.
A colônia de férias surgiu da intenção da Polícia Militar de Sergipe de despertar nos estudantes a iniciação desportiva e noções de disciplina, liderança e civismo. Para isso, as crianças foram conduzidas a pontos turísticos e locais de lazer, como o cinema de um dos shoppings da capital, Parque da Sementeira, Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA), Oceanário de Aracaju, Museu Olímpio Campos, entre outros.
De acordo com um dos gestores do projeto, Tenente Coronel Adolfo Meneses, a maioria das crianças moradoras daquela região nunca teve a oportunidade de visitar lugares como estes. "Devido à condição financeira de suas famílias, é incomum encontrar estes alunos em locais de lazer. A partir do nosso projeto, eles puderam conhecer uma nova realidade, com a orientação de pessoas capacitadas", comentou.
O coordenador geral da Emef, Cleverton Almeida, destacou os benefícios do projeto. "Ao participar das atividades, os alunos puderam estabelecer vínculos sociais com muito mais pessoas, além daquelas que eles já estão acostumados a lidar dentro da comunidade escolar. Assim, eles absorveram normas de convívio social de uma forma tranquila e prazerosa, ao mesmo tempo em que elevam sua autoestima", ressaltou. Ainda segundo o coordenador, a oportunidade de trabalhar em parceria com a Polícia Militar e o Serviço Social da Indústria (Sesi) rendeu novas ideais e apoio frequente desses órgãos.
Parcerias
Em parceria com o Sesi, a Polícia Militar e a coordenação da escola convidaram toda a comunidade para o grande encerramento da colônia de férias. A comunidade do bairro Santa Maria pôde participar de ações de cidadania que envolveram verificação de glicemia e pressão arterial, orientação nutricional, higienização bucal, distribuição de kits de limpeza e corte de cabelo, bem como entrega de certificados e brindes aos alunos presentes.