Ciclopatrulhamento recebe elogios da população

Guarda Municipal
03/08/2011 12h04
Início > Noticias > 46819

O trabalho da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) tem no grupo de Ciclopatrulhamento um importante reforço da segurança em espaços públicos bastante visitados por aracajuanos e turistas. Desde 2009 é muito comum encontrar esses profissionais sobre duas rodas em pontos de lazer como o calçadão do bairro 13 de Julho, Parque da Sementeira e Orlinha do Bairro Industrial.

A implantação do serviço serviu para dinamizar o trabalho, pois, nesses lugares, a cobertura dos guardas não seria tão eficaz se o patrulhamento fosse feito a pé, conforme explica o diretor da GMA major Edênisson da Paixão. "A bicicleta possibilita que, em uma área de cobertura maior, os guardas não demorem a chegar de um ponto e voltar a outro. A visualização do trabalho pelos frequentadores é maior", analisa.

Paixão considera como primordial o trabalho dos guardas no ciclopatrulhamento, principalmente porque é possível não só coibir, mas resolver de forma mais rápida as infrações mais comuns nesses lugares, como pequenos furtos, roubos e o uso de drogas. "Temos uma aceitação muito boa da população. Com as bicicletas é possível chegar de forma mais rápida ao infrator. Já houve vários casos de furtos e roubos no Parque da Sementeira, por exemplo, em que conseguimos deter o suspeito nas proximidades do shopping. Só logramos êxito porque estávamos de bicicleta", reconhece.

Muitas das ocorrências são denunciadas pelos próprios frequentadores dos pontos onde a guarda atua. "Além dos roubos e furtos e do uso drogas, em especial crack e maconha, é comum encontrarmos pessoas praticando atos obscenos. Todas essas infrações vêm diminuindo bastante, embora ainda ocorram. Mas nós sempre estamos coibindo", acrescenta o major Edênisson.

Treinamento

Os 50 guardas municipais que atuam no ciclopatrulhamento receberam a capacitação para o trabalho com a Polícia Militar (PM), que já desenvolve esse mesmo trabalho na Orla de Atalaia, Zona Sul da capital, através da Companhia de Policiamento de Turismo (CPTur).

Eles receberam instruções, por exemplo, sobre como se portar na bicicleta e como deve ser a abordagem no caso de alguma ocorrência. "Quando é necessário, a Guarda Municipal prende o indivíduo e o encaminha à delegacia mais próxima. Sempre que possível nós também pedimos o auxílio da PM", aponta o coordenador da corporação.

Aprovação

O público que visita o Parque da Sementeira, um dos pontos de atuação dos guardas municipais que fazem o ciclopatrulhamento, aprovam o trabalho realizado. O petroquímico Antônio Luís Rocha diz que se sente mais seguro para as atividades físicas que realiza três vezes por semana no local. "Eles estão sempre fazendo a ronda, principalmente na parte de trás do Parque, onde era mais perigoso. Melhorou bastante, principalmente à noite", avalia.

A dona de casa Maria do Carmo Rocha revela que por fazer a caminhada diária um pouco mais tarde, por volta das 9h, percebe que nos horários de menor fluxo de pessoas o patrulhamento é intensificado. Ela frequenta o Parque há um ano e meio. "Percebe-se que eles estão sempre rondando a área, principalmente nos lugares mais distantes. À noite a segurança no Parque está bem melhor. Nós conseguimos frequentar tranquilamente até o horário de fechamento", diz.

Rubens dos Santos Filho, árbitro de futebol, vai o Parque há mais de dois anos pelo menos quatro vezes por semana. Ele reconhece como de grande importância o patrulhamento de bicicleta diante da extensão do Parque. "Todas as vezes que venho, sempre vejo pelo menos dois guardas rondando - às vezes até mais. Com certeza ajuda muito a manter a segurança, porque essa área aqui é bem abrangente", analisa.

Guardas

Há dezesseis anos na Guarda Municipal, o agente Ailton - há seis meses lotado no Parque da Sementeira - concorda que o trabalho de ciclopatrulhamento torna os espaços municipais mais seguros. "As pessoas dizem que voltaram a trazer a família, a fazer atividades físicas porque vêem como um local seguro", diz.

Ele destaca os investimentos que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realizou recentemente para melhorar o trabalho dos guardas municipais. "As bicicletas e os equipamentos de segurança são novos. Elas são de grande importância para manter a segurança dos locais e a conservação dos equipamentos públicos", reconhece Ailton.

Equipamentos

De acordo com o coordenador da GM, o major Edênisson Paixão, nos próximos meses serão compradas mais 40 bicicletas. O efetivo também deve ser reforçado com a realização de um concurso público; o trabalho deve ser ampliado para a Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro; para a Praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco e o Museu do Mangue, no bairro Coroa do Meio.

A compra das bicicletas depende apenas do repasse de recursos pelo Ministério da Justiça para que o edital seja lançado. Para o concurso público, uma comissão fará o estudo das necessidades da corporação para que novos guardas sejam efetivados. "A Lei de Responsabilidade Fiscal impede que algumas coisas sejam feitas de imediato. Mas a possibilidade do concurso está sendo estudada", reforça o major Edênisson.

Horários

No Calçadão do bairro 13 de Julho o ciclopatrulhamento é realizado 24 horas por dia, com dois ou até quatro guardas municipais. No Parque da Sementeira, os trabalhos começam às 5h30 e vão até às 21h, com dois e até seis homens. Embora o local funcione até às 20h, os guardas permanecem por mais uma hora fazendo uma rondas e avisando ao público do fechamento.

Na Orla do bairro Industrial e nos demais pontos, o trabalho é feito por, no mínimo, dois guardas, tendo o efetivo ampliado conforme o aumento no fluxo de pessoas.