Empresas contratam cidadãos qualificados pela PMA

Formação para o Trabalho
03/08/2011 17h52
Início > Noticias > 46827

Oferecer ao mercado de trabalho mão de obra qualificada e gerar emprego e renda para a população da capital. É com esse objetivo que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), vem fortalecendo as parceiras com diversos setores da economia sergipana. À cada dia cresce o número de cidadãos que passaram por uma Unidade de Qualificação Profissional, se inscreveram no Balcão de Intermediação de Mão de Obra da Fundat e conseguiram um emprego em uma das instituições parceiras.

Assim aconteceu com Robson dos Santos, 33. Ele entregou o seu currículo na Fundat e já está trabalhando. "Fui até o Balcão de Intermediação onde fui muito bem recebido pelos técnicos e, após 15 dias, já fui convocado para trabalhar na área de serviços gerais", esclareceu, acrescentando que já está ajudando nas despesas da casa graças ao novo emprego.

Desde o dia 22 de junho, Robson está trabalhando no Residencial Costa Azul. Segundo o seu encarregado, Jailton Evangelista Neuton, o novo funcionário vem surpreendendo no desenvolvimento de suas atividades. "Receber um profissional encaminhando por um órgão de credibilidade como a Fundat nos dá maior segurança", disse Jailton.

Rodrigo Silva Santos é outro exemplo. Na semana passada ele foi convocado para comparecer à Fundat e foi encaminhado para uma empresa de recursos humanos. Rodrigo foi aprovado e já está trabalhando. "O trabalho que a Fundat faz é maravilhoso. Deixei o meu currículo no Balcão mas não achei que fosse conseguir tão rápido. Hoje estou muito feliz e recomendo a todos que procurem a Fundat", comenta.

Qualificação profisisonal

A Fundat mantém com recursos próprios seis Unidades de Qualificação Profissional nos bairros Santos Dumont, Coroa do Meio, Santa Maria, Porto D'Anta, Jardim Centenário e Jardim Esperança. Além disso, são mantidas parcerias com associações e instituições que cedem seus espaços para a realização de cursos. Em contrapartida, a fundação disponibiliza instrutores e todo o material didático. São mais de 40 cursos diferentes e totalmente gratuitos.

Os cidadãos se inscrevem, frequentam os cursos e, após a conclusão, são encaminhados ao Balcão de Intermediação de Mão de Obra, onde passam a integrar o banco de dados. O Balcão é um setor da fundação que conta com técnicos habilitados, tanto para a análise de currículos, quanto para o acolhimento dos cidadãos que os procuram.

Atualmente, estão à disposição dos empresários sergipanos profissionais preparados para atuarem nas mais diversas áreas, como porteiro, vigia, camareira, auxiliar de limpeza, atendimento ao cliente, telemarketing, técnico em vendas, informática, inglês, espanhol, entre outras.  

Parceiros

As empresas Engenharia Botelho (Engeb), On Line Recursos Humanos, Bar do Luiz, Condomínio La Villete, Condomínio Costa Azul, Dall Empreendimentos, C& A Lojas de Departamentos, Construtora A C Engenharia, são alguns dos parceiros que contrataram profissionais encaminhados por meio do Balcão de Intermediação de Mão de Obra da Fundat.