Desde que foi inaugurada a nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Enedina Bomfim, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado de Sergipe e Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), mudanças significativas marcaram a vida dos profissionais da unidade e de toda a comunidade do Bairro América. Isso ocorreu porque, agora, o público pode contar com um amplo espaço físico, máquinas em pleno funcionamento, instalações adequadas, limpas, e todo o conforto necessário ao acolhimento. O Cras está situado rua D, número 76, conjunto Maria do Carmo.
Em pouco mais de um mês de funcionamento no novo endereço, o Cras ampliou o número de beneficiários dos serviços sociais. Antes, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ProJovem e Programa de Atendimento Integral às Famílias (Paif) atendiam de cerca de 128 pessoas. Hoje, esse número chega a 155, e foram realizados 70 novos cadastramentos. Os números são considerados positivos pela coordenadora do Cras, Elizabete Ribeiro.
"Os números mostram a aproximação da comunidade do Bairro América ao Cras, tanto que aumentou a quantidade de crianças, adolescentes e idosos em nossos serviços. Eles também são o reflexo da motivação e satisfação de todos nós, porque tudo o que queríamos era um espaço para trabalharmos. Antes nós só podíamos contar com três salas, uma cheia de compartimentos e divisórias, uma para as ações e outra para o atendimento psicossocial", recorda a coordenadora.
Estrutura
De acordo com Elizabete Ribeiro, o novo Cras possui salas de recepção, coordenação, cozinha ampla que serve também como refeitório, duas salas para o Serviço de Convivência, um espaço multiuso para eventos, áreas na frente e no fundo do estabelecimento para momentos recreativos, e também banheiros femininos, masculinos e para idosos.
"Dá gosto de trabalhar nesse lugar, por isso, devemos agradecer à primeira-dama do Estado e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, que cedeu o espaço e que tem um sentimento de solidariedade ímpar e um enorme compromisso com a classe menos favorecida; à Prefeitura de Aracaju, sob a administração de Edvaldo Nogueira; e em especial ao secretário da Assistência Social, Bosco Rolemberg. Há muito tempo vínhamos pleiteando esse espaço. Assim que Bosco assumiu a Semasc, ele nos visitou e viu nossas condições de trabalho, ficou preocupado e nos prometeu que iria procurar um espaço melhor. A promessa foi cumprida, o que deixou todos nós muito felizes e gratos", comemora Elizabete.
Grupo de Idosos
Elizabete Ribeiro conta ainda que a inauguração do Cras motivou um grupo de dança formado por 60 idosos, chamado de 'Amigos da Paz'. "Esse grupo de idosos era da Seides, e havia um tempo que as atividades deles estavam suspensas, algo que os deixava muito tristes. Mas quando o novo Cras foi ativado, logo eles nos pediram para fazer parte. É muito bom vê-los felizes, dançando em todos os ritmos e esbanjando energia", afirma.
Serviços
A unidade oferece os serviços de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Atendimento Psicossocial, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ProJovem Adolescente e ações socioeducativas. Para isso, o Cras conta com uma equipe técnica composta por cinco educadores sociais, dois assistentes sociais, dois psicólogos, um auxiliar administrativo, uma estagiária de psicologia, uma estagiária de dança, uma estagiária de música, dois apoiadores administrativos e um cadastrador.