SMS realiza oficina sobre sexualidade e DST

Saúde
04/08/2011 17h33
Início > Notícias > SMS realiza oficina sobre sexualidade e DST

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando nesta quinta, 04, e sexta-feira, 05, uma oficina sobre sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis, voltada para técnicos que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE). O evento acontece Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), localizado na rua Luis Carlos Prestes, bairro Ponto Novo.

De acordo com a referência técnica do Programa de Saúde na Escola da SMS, Sandra Helena, o objetivo da oficina é transformar os profissionais de saúde das unidades cadastradas no PSE em multiplicadores da promoção da saúde, da prevenção da Aids e detecção precoce da infecção pelo HIV entre adolescentes.

A oficina está sendo ministrada pelo profissional referência técnica do Programa Saúde na Escola, André Calazans. Os participantes receberam um kit informativo e o guia ‘Mobilização Nacional de Adolescentes e Jovens do Ensino Médio para Prevenção da Infecção pelo HIV e da Aids. O kit, voltado para os professores, é formado por livretos informativos e CDs.

Segundo André Calazans, esse material é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde, da Educação, Unicef e Unesco. "A idéia central desse guia e das oficinas é potencializar as escolas e unidades de saúde para a redução da vulnerabilidade de adolescentes e jovens às doenças sexualmente transmissíveis, à Aids e à gravidez não planejada", afirma.

Estratégia nacional

"A integração das redes públicas da saúde e da educação é uma estratégia nacional que objetiva levar o direito da saúde às escolas e assim melhorar o desempenho escolar das crianças e adolescentes", aposta o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos.

Em março deste ano, a PMA realizou o I Seminário de Integração Educação e Saúde, onde traçou plano de trabalho e mobilizou professores de Unidades de Saúde e escolas públicas cadastradas no PSF.

"Desde o seminário, estamos mantendo diálogo permanente entre nós da Saúde com as direções das escolas cadastradas no PSE. E hoje, com essa oficina, fortalecemos nossos multiplicadores sobre um dos eixos temáticos do programa. Ainda nesses encontros, ampliamos a escuta dos profissionais envolvidos, trocamos experiências das práticas locais e reforçarmos as informações para por em prática as ações concretas do PSE", explica Agda Oliveira, que também é referência técnica do PSE/Aracaju.

Temas centrais

Os temas centrais e transversais do PSE nacionalmente são: avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens; promoção da saúde e prevenção às DST/Aids e a cultura de paz e prevenção à violência.

"No grande seminário do PSF/Aracaju esses temas foram aprofundando com a presença de especialistas e estudiosos renomados das áreas de sexualidade, pediatras, psicanalista e sociologia", lembra outro técnico do PSE/Aracaju, o pediatra Byron Ramos.

Avaliação

Dos três componentes principais do PSE, o eixo ‘Avaliação das Condições de Saúde' faz a análise da saúde dos estudantes, por meio de exames clínicos, atualização do cartão da criança, detecção precoce da hipertensão, avaliações nutricionais e da saúde bucal.

Nas ações referentes à promoção e à prevenção, o programa promove ações educacionais para a melhoria da saúde e da qualidade de vida, como alimentação saudável. Já nas estratégias de ‘Educação Permanente', estão previstas formações para professores e gestores da educação básica e para os profissionais das Equipes de Saúde da Família. Outra proposta do PSE é estimular a formação de jovens, criando uma cultura juvenil promotora de saúde.