A regional Nordeste da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur) se reuniu na manhã desta sexta-feira, 5, no Hotel Mercure Aracaju Del Mar. A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), apoiou o encontro com o objetivo de promover o turismo não só na capital sergipana, mas também em todo o estado.
Em paralelo à reunião da Anseditur, aconteceu também um encontro da Comissão de Turismo Integrado (CTI) da região Nordeste, destinado aos seus associados (os representantes dos governos estaduais) e co-promovido pela Secretaria de Turismo de Sergipe (Setur) e pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur). Na tarde desta sexta , as atividades dos dois encontros serão unificadas.
Atuação em conjunto
"Hoje, Aracaju entra para história no que diz respeito ao debate e formação de políticas de trabalho voltadas aos turismo regional", avalia Liviomar Macatrão, secretário de turismo de São Luís e atual vice-presidente da regional Nordeste da Anseditur. "A reunião que acontece à tarde, em conjunto com a CTI Nordeste, é uma iniciativa pioneira e que possui uma relevância ímpar. Ela irá permitir que se concilie entre os municípios e governos estaduais a discussão em torno da nossa pauta", completa Waldoílson Leite, presidente da Funcaju e membro titular do Conselho Fiscal da Anseditur.
Ainda segundo Liviomar, ao unir o debate, se torna mais fácil a busca por ações também conjuntas entre as duas entidades. Se as iniciativas dos estados e municípios são desenvolvidas de maneira correlacionada, as chances de que elas efetivamente sejam colocadas em prática e evoluam de maneira consistente aumentam significativamente", completa o vice-presidente da regional Nordeste da Anseditur.
Agenda de trabalho
A secretária de turismo de Maceió, Claudia Pessôa, elogiou a atuação da Anseditur e diz que a Associação tem se mostrado indispensável para o desenvolvimento do turismo em todo o Brasil, sobretudo no Nordeste. "Desde 2007, a Anseditur vem contribuindo para o desenvolvimento de uma série de políticas públicas que resultaram em mudanças significativas. A profissionalização, a regionalização e a descentralização do turismo, por exemplo, são algumas das transformações".
Com esta nova fase de encontros regionais, a Anseditur busca o fortalecimento e mobilização dos associados em prol de temas que são de interesse comum dos municípios indutores do turismo. Na reunião de hoje, foram abordadas questões como a malha aérea regional, os roteiros integrados dos Destinos Indutores na região Nordeste e as ações de combate à exploração sexual infanto-juvenil.
Representantes
Representando seus municípios, também participaram da reunião Denise Marques, assessora da Secretaria Municipal de Turismo de Recife; Nilângelo Quinino Silva, gerente de Planejamento Turístico de Recife; Francisco Linhares, Secretário de Turismo de João Pessoa; Carlos Vasconcelos, chefe de gabinete da Secretaria de Turismo de São Luis; Diego da Costa e Tanit Bezerra, respectivamente vice-presidente e diretora de turismo da Funcaju.
Royal Caribbean
Outro convidado da reunião de hoje foi João Santos, representante da empresa Royal Caribbean Cruises, a segunda maior agência de cruzeiros do mundo. O consultor esteve com os associados da Anseditur para expor o interesse da empresa na ampliação de suas atividades na região nordeste. "Esta é uma visita preliminar que visa apenas apresentar a Royal. Posteriormente, nós faremos encontros em diversos estados nordestinos e visitas técnicas que irão definir a possibilidade de incluí-los em nossos roteiros. Afinal, as belezas naturais, sem dúvida, justificam uma exploração muito maior nesta região", explica.