Seminário sobre Plano Nacional de Educação reúne dirigentes municipais

Educação
05/08/2011 17h42
Início > Noticias > 46861

Com o objetivo de compartilhar ideias, trocar experiências e discutir aspectos relacionados ao Plano Nacional de Educação (PNE), foi realizado nesta sexta-feira, 5, o Seminário Regional de Educação, com o tema ‘A educação municipal na construção do PNE'. O evento aconteceu no Hotel Parque dos Coqueiros, na capital sergipana, e contou com a participação de cerca de 200 dirigentes municipais de educação da região Nordeste.

Em cinco seminários, foi apresentado o conteúdo do banco de dados elaborado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), presidida em Sergipe pelo secretário de Educação de Aracaju, Antônio Bittencourt Júnior. "A oferta de uma educação de qualidade está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e humano de um país, daí a necessidade de discutirmos quais os novos direcionamentos dados pelos gestores aqui presentes, bem como de destacar o papel do estado e do município nesse processo", declarou.

As discussões estabelecidas no Seminário Regional de Educação também tratam das 2.905 emendas apresentadas ao Projeto de Lei 8035/2010 do PNE que, depois de aprovado, determinará as diretrizes da educação brasileira nos próximos 10 anos. Tais discussões apontam para o planejamento do futuro da educação no Brasil. "Entre os principais objetivos a serem alcançados por meio da aprovação do Projeto de Lei está, dentro do prazo estabelecido, o de ampliar o atendimento de creche e ter, em vez de 5%, o investimento de 10% do PIB em ações que visam melhorar a qualidade da educação", explicou a presidente da Undime, Cleuza Repulho.  

Programação

A importância da Conferência Nacional da Educação (Conae) na construção do PNE e a participação da Undime nos debates acerca do PL 8035/2010 foram alguns temas apresentados nos seminários promovidos esta manhã. A programação da tarde foi destinada à apresentação das conclusões da análise do banco de dados das emendas ao PNE e outras deliberações. "Os sergipanos se felicitam com a ideia de ver a sua capital sendo palco das discussões sobre os novos rumos da educação no Brasil. A expectativa é de que alcancemos os objetivos propostos, a exemplo do envolvimento da sociedade e da participação do Estado para garantir a consolidação do plano", ressaltou o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas Silva.

Uma nova edição do ‘Seminário Regional de Educação' promovido pela Undime acontecerá no próximo dia 12, em Fortaleza (CE). O encontro também contará com a participação de dirigentes municipais de educação interessados nas questões que norteiam a construção do Plano Nacional de Educação.

Participação

Também marcaram presença no seminário o presidente da Undime/BA e secretário municipal da Educação de Camaçari (BA), Luíz Valter de Lima; a presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Sergipe, a deputada Ana Lúcia; a presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Aracaju, vereadora Rosângela Santana; o secretário-executivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Joel de Almeida Santos; o coordenador estadual da União dos Conselhos Municipais de Educação do Estado de Sergipe (Uncme/SE), Manoel Humberto Gonzaga Lima; e o prefeito de Umbaúba (SE) e vice-presidente da Federação das Associações de Municípios de Sergipe (Famuse), Anderson Fontes Faria.