Consolidação do Nordeste como destino turístico é discutida em Aracaju

Funcaju
05/08/2011 18h00
Início > Noticias > 46863

Secretários municipais e estaduais de Turismo do Nordeste se reuniram para discutir uma estratégia regional conjunta para o setor. O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira, 5, no Hotel Mercure Aracaju Del Mar, na capital sergipana. Em pauta, demandas estruturais, como a questão da malha aeroviária nordestina, e o desafio de continuar consolidando a região como destino turístico para visitantes nacionais e internacionais.

Essa foi a primeira reunião unificada entre a Comissão de Turismo Integrado Regional Nordeste (CTI-NE) e a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores Regional Nordeste (Anseditur-NE). "A idéia surgiu após a realização do 6º Salão do Turismo, que aconteceu no mês de julho, em São Paulo. O objetivo de unir as duas organizações é fortalecer ainda mais o potencial turístico regional. Nesse sentido, foi fundamental a parceria entre a Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju, e o Governo do Estado, através da Setur e Emsetur", ressaltou Waldoilson Leite, presidente da Funcaju.

Malha aeroviária

O eixo das discussões foi a questão da oferta de voos. "No contexto da proximidade da Copa do Mundo, o tema ganha mais relevância. Nós precisamos adotar medidas para mostrar que o Nordeste está preparado para receber grandes eventos", afirmou a presidente da CTI-NE e secretária de Turismo de Alagoas, Danielle Novis.

"Nós vamos sair daqui com uma comissão para fazer interlocução com agências de turismo e companhias aéreas. Essa atuação, em conjunto com o Ministério do Turismo, é fundamental para baixar o preço das tarifas e deixar o Nordeste mais atrativo para o turista", destacou o secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha.

O secretário lembrou, também, que desde o início do ano Sergipe conta com um número maior de voos diretos para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Elber Batalha acredita que o aumento da concorrência pressionará o valor das tarifas para baixo. Levando em consideração a queda do dólar, que incentiva o turismo internacional em detrimento do fluxo interno, as ações da reunião integrada ganham mais importância.

Turismo em bloco

Para potencializar as ações voltadas à promoção do turismo na região, os secretários decidiram pela divulgação conjunta de roteiros. Dessa forma, as cidades e os estados se organizarão em três blocos de três estados, otimizando seus recursos e promovendo roteiros mais variados.

"A reunião foi um sucesso porque conseguimos, pela primeira vez, articular os estados e as cidades indutoras de turismo no mesmo espaço. Sem dúvida, saímos daqui fortalecidos. Quando agimos em conjunto, ganha a região como um todo e, consequentemente, ganham a cidade de Aracaju e o estado de Sergipe", resumiu Waldoilson Leite.