Tendo os Mercados Centrais de Aracaju como cenário, o programa Terra Serigy, da TV Sergipe (afiliada da Rede Globo), homenageou o audiovisual sergipano com a produção de um programa especial sobre as atividades do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju). O local foi sugerido pelo próprio NPD, relembrando o ‘Filmes Del Rey' - mostra de curtas produzidos pelos alunos, que aconteceu no terraço do Mercado Thales Ferraz, em novembro do ano passado, e contou com um público de mais de quinhentas pessoas.
O Terra Serigy especial sobre o NPD Orlando Vieira, que vai ao ar no próximo dia 13, às 12h, fala sobre a trajetória do Núcleo, sua atuação e, em especial, sobre os filmes produzidos pelos alunos durante os cursos sequenciais e de realização em audiovisual. Cursos esses que resultaram em curta-metragens de grande repercussão, não apenas no cenário local, mas nacional e internacional, participando de importantes mostras e festivais. Um belo exemplo é o ‘Do Outro Lado do Rio', curta selecionado para o Kinoforum - Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo, considerado o maior da América Latina; para o Festival de Vídeo Tela Digital; o Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-Se) e para a Mostra Online KinoOikos.
Destaque
Para Gabriel Lyber, aluno do Núcleo, o programa veio num momento especial: "O audiovisual de Sergipe está num momento muito bom, fico muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho. Eu participei da produção do curta Liah, resultado dos Cursos Sequenciais, e fico orgulhoso pelo resultado. O NPD tem aberto muitas portas, transformando jovens estudantes em profissionais".
Arthur Pinto, também aluno do NPD, não esconde o orgulho. "É muito gratificante ver os filmes que fizemos ganhando espaço no cenário nacional. Isso prova que a união entre os alunos e o Núcleo tem funcionado, fazendo com que cresçamos juntos".
Ampliação
Já segundo Graziele Ferreira, coordenadora geral do NPD propagar o trabalho do Núcleo através de um dos canais de televisão de maior audiência do nosso Estado é magnífico. "Fazer com que a missão do Núcleo, de democratizar o acesso ao audiovisual, seja divulgada em milhares de casas é extraordinário. A partir dessa gravação, tenho certeza que o espaço de acesso, discussão, formação e de encontro, que é o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, se amplia ainda mais", afirmou.