Obras transformam o calçadão da Beira Mar

Infraestrutura
08/08/2011 10h47
Início > Notícias > Obras transformam o calçadão da Beira Mar

A obra de reurbanização do trecho que vai da ponte de acesso à Coroa do Meio até as proximidades do terminal da Atalaia prossegue em ritmo acelerado. O projeto é realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), e consiste na revitalização do calçadão da Beira Mar, transformando o antigo espaço no mais novo cartão postal da cidade.

Com um investimento na ordem de R$ 4,2 milhões em recursos do próprio município, o espaço será destinado ao bem estar, proporcionando aos aracajuanos e turistas mais uma opção de lazer, interação social e prática esportiva. O local contará com um complexo urbanístico que compreende calçadão, ciclovia, jardinagem, iluminação e estacionamentos. Além disso, o novo calçadão possuirá rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência e novas árvores, arbustos e gramíneas.

Devido à extensão do espaço, com aproximadamente 5.400 metros, a obra foi dividida em 10 trechos. Ao longo de toda avenida Beira Mar, equipes da Emurb trabalham na execução dos serviços. O projeto já está na quarta etapa, o que representa cerca de 1.800 metros, um terço do total da obra. Mais de 60 profissionais trabalham de segunda à sexta-feira na realização das atividades.

Serviços

Nesta fase, estão sendo executados os serviços de concretagem da ciclovia e do passeio público, finalização da construção do meio fio em toda extensão da avenida, e ainda o assentamento do piso tátil e a colocação dos bancos. Os serviços foram iniciados em abril deste ano e a previsão é de que sejam concluídos no prazo de sete meses.

De acordo com o engenheiro Osvaldo Nascimento, presidente da Emurb, as obras atendem a uma solicitação da população aracajuana, em especial dos ciclistas da cidade. "O novo calçadão da Beira Mar, além de ser um novo espaço de lazer, vai beneficiar também os ciclistas, que utilizam a bicicleta como meio de transporte e prática esportiva. A expectativa é de que a obra transforme a paisagem da região, criando um novo cartão postal na cidade", destaca o engenheiro.