PMA realiza a limpeza das caixas d´água dos mercados

Serviços Urbanos
08/08/2011 15h57
Início > Noticias > 46880

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou na manhã desta segunda-feira, 8, o serviço completo de limpeza das caixas d´água localizadas no mercado Albano Franco. O fornecimento de água será normalizado nesta terça-feira, 9. "Todos os permissionários foram avisado previamente sobre o início do serviço, uma vez que o fornecimento de água precisou ser interrompido. Distribuímos um comunicado oficial informando, inclusive, sobre as medidas que precisavam ser tomadas, a exemplo do armazenamento de água", enfatiza Lucimara Passos, presidente da Emsurb.

O serviço nas caixas d´água do mercado Albano Franco serão executados em duas etapas: a primeira nas caixas d´água internas, sendo duas com capacidade de aproximadamente 70 mil litros; e a segunda etapa na caixa externa. "Estamos utilizando toda a estrutura para fazer a limpeza de maneira adequada. Vamos escovar toda a parede do local, retirar os resíduos e durante o enchimento da caixa iremos aplicar cloro para conservar a água", informa o técnico Adernaldo Gomes da Silva.

Assim como acontece em residências, as caixas d'água dos mercados precisam estar limpas para que a água esteja sempre ideal para o uso dos comerciantes e frequentadores. A limpeza inclui tratamento com produtos que retiram das paredes e dos fundos quaisquer resíduos, crostas, limo e ferrugem. "É uma limpeza completa cuja preocupação é, exatamente, em garantir o fornecimento ideal de água a todos que frequentam e comercializam no mercado", disse Antônio Carlos, gerente de Limpeza Urbana.

Agilidade

O serviço de limpeza começou no início da manhã para permitir o enchimento das caixas d´água com maior rapidez. "A limpeza se inicia e termina nesta segunda-feira. Esse dia foi escolhido por não ter um movimento tão intenso de pessoas no local, o que poderia prejudicar o comércio. Tudo volta à normalidade na terça-feira, dia 9", garante Antônio Carlos.

Além do armazenamento de água, autorizado na segunda, a Emsurb também disponibilizou 10 sanitários químicos para atender os comerciantes. "O mercado não ficará fechado. As atividades que não dependem do uso de água estão funcionando normalmente", acrescenta.

Mercados

Já a lavagem das caixas d'água que abastecem os Mercados Thales Ferraz e Antônio Franco será programada posteriormente. "Nesse caso não haverá necessidade de interrupção do fornecimento de água, pois é possível manter o abastecimento com a água da rede da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso)", expõe Mota.