Estudantes de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que integram o Programa de Educação pelo Trabalho (PET/Saúde), em parceria com profissionais da secretaria Municipal de Saúde (SMS), estão promovendo a ‘Semana do Diabetes' na Unidade de Saúde da Família (USF) Joaldo Barbosa, bairro América. As atividades de orientação e de prevenção à doença começaram na última segunda-feira, 08, e vão até sexta-feira, dia 12, sempre no turno da manhã. As ações são dirigidas, em especial, aos diabéticos e hipertensos.
Nesta terça-feira, 09, a universitária e presidente da Liga do Diabetes de Sergipe, Ingrid Alves da Silva Oliveira, conversou com os idosos e diabéticos da Unidade sobre ‘Aplicação de insulina'. Ela destacou que é importante ampliar as ações de orientação sobre diabetes e hipertensão. Segundo Ingrid, o diabético deve aderir a mudanças de estilo de vida, como alimentação saudável e atividades físicas, logo no início do tratamento.
"Isso porque as pessoas, de um modo geral, não correspondem muito bem às orientações dos profissionais. Nós orientamos os usuário que tomar simplesmente o medicamento não faz o efeito necessário. É preciso tomar o medicamento e, ao mesmo tempo, mudar o estilo de alimentação e de vida", afirma.
Diabética há mais de 30 anos, a dona de casa Maria São Pedro de Jesus, 77, assistiu à palestra e disse ter sido convidada a participar do evento por um agente de saúde. "Eu gostaria de participar mais do grupo de idosos e diabéticos para me envolver mais. Normalmente eu só venho para a Unidade pegar os comprimidos para diabetes. Fico feliz com essa oportunidade", diz.
O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, destaca que as Unidades de Saúde desenvolvem um importante papel na vida dos diabéticos, reservando espaços para ampliar as orientações clínicas. "Além do médico, outros profissionais como os enfermeiros, os agentes de saúde e assistentes sociais ajudam a formar grupos, orientam os usuários sobre a medicação, aplicação de insulina e conversam sobre a importância da mudança de vida", destaca o secretário da Saúde, Silvio Santos.
Estudantes
A idéia da realização da Semana do Diabetes partiu de cinco estudantes do PET/Saúde e contou com o apoio dos técnicos do Programa do Homem, Adulto e Idoso da SMS e da gerência da USF Joaldo Barbosa. Os universitários envolvidos são Pamella Indira, 21; Ana Thaise, 21; Stephanie Macedo, 20; Michelle Sobral, 21 e Carlos Henrique, 22. Eles estão desenvolvendo a pesquisa intitulada "Perfil clínico demográfico-sócio-econômico de uma USF".
PET/Saúde
O PET/Saúde é fruto da parceria dos ministérios da Saúde e da Educação que visa à iniciação do trabalho, estágio e vivencia dirigida aos estudantes da área de Saúde, de acordo com as necessidades da gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS).
"O PET/Saúde está nos aproximando à comunidade usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Aqui, a gente acompanha a rotina do serviço e conhece melhor os usuários, nós fazemos visitas à casa deles. Nesses acompanhamentos, aprendemos e compreendemos melhor a realidade dos usuários e do próprio serviço de saúde pública", diz Ana Thaise.
Programação
Amanhã, dia 10, a enfermeira Elenalda Ferreira vai falar sobre ‘O pé diabético'. Já no dia 11, os usuários assistirão à palestra sobre ‘O que é Diabetes', com o endocrinologista Raimundo Sotero e terão atividades de alongamento. Na sexta-feira, dia 12, o nutricionista da SMS, Adriano Cavalcante, vai conversar com os usuários sobre ‘Alimentação Saudável'.