Em alusão ao Dia do Folclore, comemorado oficialmente no próximo dia 22, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), através da biblioteca municipal Clodomir Silva, preparou uma programação especial para este mês. Na última terça-feira, 9, por exemplo, começou o ciclo de atividades ‘Brinquedos e Brincadeiras Populares', no setor infanto-juvenil da biblioteca. Nesse projeto, crianças de hoje poderão relembrar algumas das recreações bastante conhecidas num passado recente, entre elas a amarelinha, a peteca, o pião e a bola de gude.
A coordenadora do setor infanto-juvenil da Clodomir Silva, Ivani Brás, conta que o ‘Brinquedos e Brincadeiras Populares' é um projeto que existe há três anos e fica em atividade até o dia 31 deste mês, sempre das 8h às 12h e das 15h às 17h. "A idéia nasceu dos nossos corações. O diretor Tarcísio Bruno, a coordenadora Maria José e eu nos reunimos para discutir e chegamos ao consenso de que valeria a pena trazer essas atividades recreativas para a biblioteca", disse.
Cultura popular
Ivani comentou ainda que o projeto é um bem-sucedido resgate da nossa cultura. "Atualmente, as crianças não param muito para esse tipo de atividade. Com a internet e o videogame, brincadeiras como o pião e a peteca estão envelhecendo e, aos poucos, caindo no esquecimento. É necessária uma iniciativa que preserve essas recreações na memória, e aqui está ela", finalizou a coordenadora.
Durante todo o dia de ontem, a instituição recebeu os alunos do Colégio Unificado, que interagiram muito bem com as atividades ofertadas pela biblioteca. A coordenadora de extensão e eventos da Clodomir Silva, Maria José Sá, mostrou-se satisfeita com o início de ‘Brinquedos e Brincadeiras Populares'. "As crianças não pararam de brincar em nenhum momento e se mostraram bastante familiarizadas com os brinquedos. Hoje, o estilingue, o pula-corda, o pião e a peteca foram os favoritos dos pequenos", afirmou.
Convite
Nesta edição de ‘Brinquedos e Brincadeiras Populares', Maria José diz que outros colégios já estão programados para levar seus alunos à Clodomir Silva. Mesmo assim, o projeto continua aberto ao público. Para participar, o responsável pela criança precisa apenas entrar em contato com a biblioteca através do telefone (79) 3179-3743.