PMA disponibiliza equipamentos de ginástica gratuitamente

Agência Aracaju de Notícias
10/08/2011 14h20
Início > Notícias > PMA disponibiliza equipamentos de ginástica gratuitamente

Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida e longevidade da população, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) investiu na ampliação do Programa Academia da Cidade, está ampliando a malha cicloviária da capital e tem investido na instalação de aparelhos de ginástica e equipamentos esportivos nas praças de Aracaju. O objetivo é oferecer à população a oportunidade da prática da atividade física regular em um espaço de convivência social ao ar livre e totalmente gratuito.

Segundo a opinião dos frequentadores desses espaços, a ação do município está  aprovada e é bastante elogiada. A aposentada Raimunda Pereira, frequentadora dos aparelhos de ginástica disponíveis na Praça Zilda Arns, no bairro Jardins, a iniciativa da PMA é excelente. "Aqui é muito bom. Fico bastante satisfeita em acordar, vir direto para a praça e realizar exercícios físicos. Realmente, Aracaju sabe aproveitar as belas áreas verdes que possui com a instalação de equipamentos e estruturas apropriadas para a prática de esportes. Só tenho elogios a fazer", diz.

Já na opinião da babá Valdice Barreto, o uso regular dos equipamentos ajudou na redução do seu peso, que passou de 77kg para 63kg, em pouco meses. "Há mais de um ano eu venho aqui diariamente na Praça Zilda Arns e utilizo os aparelhos. Além da caminhada que faço no entorno da praça, os equipamentos foram essenciais para a diminuição do meu peso e a melhoria da minha disposição física. No meu caso, que não posso pagar academia, foi muito estimulante saber que posso entrar em forma de maneira totalmente gratuita", explica.

Vida saudável

Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é a prática de pelo menos 30 minutos de exercícios leves ou moderados durante cincos vezes por semana, ou ainda, vinte minutos de exercícios vigorosos durante três vezes por semana.  De acordo com estimativas da organização, 22% de doenças cardíacas e 10 a 16% dos casos de diabetes tipo dois, cânceres de mama, cólon e reto poderiam ser evitados através da prática regular de atividades físicas.

Para a OMS, os benefícios da atividade não só estão evidentes na redução do aparecimento de doenças, como também ajuda a promover a inclusão, socialização, bem estar e saúde mental dos praticantes. Essa opinião também é compartilhada pela dona de casa, Gilvanice dos Santos que, mesmo frequentando a academia, não perde a oportunidade de utilizar os equipamentos disponíveis nos patrimônios públicos da cidade.

"Desfrutar de uma bela paisagem todos os dias, estimula qualquer pessoa a acordar cedo e vir logo para este local. A academia supre as minhas necessidades de condicionamento muscular, mas não deixo de utilizar os aparelhos disponíveis nas praças, pois é uma forma mais empolgante e prazeroso de me exercitar. O verde e o ar puro nos deixa mais relaxados e dispostos a enfrentar as adversidades do dia- a- dia. Utilizo os aparelhos há mais de um ano e não pretendo tão cedo deixar de visitar o espaço", afirma Gilvanice.

Estímulo

De acordo com a Pesquisa Nacional pela Amostra de Domicílios (Pnad), divulgado no ano passado, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 14, 9 milhões de brasileiros, ou seja, 10,2% da população praticam algum tipo de atividade física com frequência. Dentre o número total de praticantes, cerca de 60% são homens e têm menos de 34 anos. Já mais de 28 milhões de pessoas, cerca de 20% da população, não realiza nenhum tipo de atividade física.  

A doméstica Maria Josileide dos Santos representa um pequeno percentual da população do sexo feminino que se exercita diariamente, segundo consta na pesquisa. Segundo ela, a disponibilidade de aparelhos gratuitos e com boa estrutura nas praças ajudaram a estimular não só a prática de exercícios regulares, como também a vontade de frequentar uma academia e intensificar a sua série de exercícios.

"Primeiro, estou me acostumando com os aparelhos de ginástica disponíveis nas praças só para depois começar a entrar na academia. Creio que essa é a melhor forma de acostumar meus músculos com o ritmo intenso das atividades físicas realizadas nas academias. Assim eu posso evitar o incômodo de dores musculares por sair do sedentarismo e já partir diretamente para a academia", explica a doméstica.

Aprovação

Até os turistas reconhecem a importância e aprovam a idéia da instalação de equipamentos esportivos em espaços públicos. Para a aposentada e moradora da capital baiana, Rildete Tiano, sempre que visita Aracaju não perde a oportunidade de usufruir dos aparelhos de ginástica próximo à residência em que ela se hospeda.

"Fico hospedada próximo ao bairro Jardins e não deixo de frequentar a praça Zilda Arns, com sua bela área de lazer e a oferta de aparelhos de ginástica gratuitos e em boas condições. Fico triste porque na cidade onde moro não possui esse tipo de benefício para a população. Realmente, Aracaju está de parabéns e se torna referência no estímulo aos hábitos saudáveis e qualidade de vida", opina a aposentada.