PMA participa do I Encontro Sergipano do Programa 'Mais Educação'

Educação
10/08/2011 17h06
Início > Notícias > PMA participa do I Encontro Sergipano do Programa 'Mais Educação'

Coordenadores escolares e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram nesta quarta-feira, 10, do I Encontro Sergipano do Programa ‘Mais Educação’, realizado no Centro de Convenções de Sergipe com o propósito de compartilhar experiências de sucesso na área da educação integral e replicar os acertos nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo do programa é aumentar a oferta educativa nas escolas públicas através de atividades optativas que foram agrupadas em áreas como meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, dentre outras.

No encontro, a coordenadora nacional do programa, Jaqueline Moll, tratou sobre as novas demandas de trabalho. "O programa Mais Educação possibilita ampliar os índices de aprendizagem e melhorar o quadro dos alunos que se encontram em estado de vulnerabilidade, levando a eles atividades diversificadas", afirmou.

Para a diretora de ensino da Semed, Maria Antônia Freitas, que representou o secretário de Educação, Antônio Bittencourt, é fundamental construir um projeto político pedagógico de educação integral. "A rede municipal de ensino de Aracaju vai aderir ao programa Mais Educação e um total de 24 escolas serão beneficiadas com atividades complementares. Essa é uma das principais formas de afastar crianças e adolescentes dos riscos frequentes que tanto os ameaçam fora do ambiente escolar. Estamos aprendendo cada vez mais com essas experiências", garantiu.

Educação complementar

De acordo com o promotor de Justiça do Ministério Público, Luís Fausto Valois, o encontro confirma que as atividades voltadas para as artes e esportes são tão importantes quanto os conhecimentos aprendidos em sala de aula. "É fundamental que o estudante disponha de atividades no horário contrário ao das aulas para que eles se sintam mais atraídos pela escola. A música, o teatro e o esporte são pontos chaves nesse processo", reforçou o promotor.

Segundo José Fraga, professor da Escola Jornalista Orlando Dantas que vai coordenar o programa Mais Educação na unidade de ensino, o evento é mais uma oportunidade de pensar na educação complementar como um recurso elementar na rede de ensino. "Esse encontro serve de aprendizado para coordenadores e técnicos que desejam a implantação do programa em diversas escolas. Na unidade em que atuo, por exemplo, as atividades complementares serão aperfeiçoadas. Acredito que em 2012 este programa de educação complementar já esteja funcionando na rede de ensino de Aracaju", comentou o professor.

Boas experiências

O município de Itabaiana é um bom exemplo da eficácia do programa. Atualmente nove escolas da cidade são contempladas com o Mais Educação e realizam de segunda a sexta-feira diversas oficinas, dentre elas capoeira, vôlei, karatê, fotografia, pintura, teatro, dança e judô.

"Desde 2009, quando o programa foi implantado no município de Itabaiana, os estudantes das escolas contempladas participam de uma série de atividades que estimulam a permanência deles na escola. É uma forma de aprender se divertindo. Nas oficinas que ministro percebo grandes mudanças de comportamento e melhoria na auto-estima dos alunos", relatou Marleide Lapa, monitora do programa nas escolas municipais Professora Clara Meireles e Elizete Santos, em Itabaiana.

Mais Educação

O programa é promovido por meio de uma parceria entre os Ministérios da Educação, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ciência e Tecnologia, Esporte, Meio Ambiente, Cultura, Defesa, e Controladoria Geral da União. Em Sergipe, o Programa Mais Educação está presente em 58 escolas da rede estadual de ensino, beneficiando um total de 8.134 alunos. Além disso, o programa está presente também em 80 escolas municipais, atendendo a 11.018 alunos.