Mutirão de exames reduz fila de espera

Saúde
11/08/2011 15h52

Com a meta de reduzir a fila de espera, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando desde o mês de abril um Mutirão de Exames, com a oferta de procedimentos de média e alta complexidade. São exames solicitados em 2010, mas que ainda não haviam sido realizados.

Desde o início do mutirão já foram agendados mais de 500 exames e pelo menos outros 500 devem ser marcados. Na primeira etapa, foi feito um levantamento da demanda reprimida com base no histórico de queixas recebidas pela Ouvidoria da SMS. Depois disso, as Unidades de Saúde de Família (USFs) começaram a mobilizar suas equipes e chamar os usuários para a regularização da prestação de serviço.

"São exames oftalmológicos, tomografia, ressonância, ecocardiogramas, entre outros. A oferta de exames em 2011 estava insuficiente porque as vagas estavam sendo ocupadas com exames do ano passado. Para regularizar a situação, o secretário Silvio Santos decidiu pelo mutirão para contemplar essa demanda reprimida, resultado de um período sem contratação de prestadores em 2010", explica o médico Paulo Nunes, Diretor de Atenção à Saúde da SMS.

Agendamento

Toda a demanda registrada, seja através da Ouvidoria ou das Unidades de Saúde, tem sido consultada. A Secretaria Municipal da Saúde entra em contato com os pacientes para confirmar se eles já realizaram ou não os exames solicitados. Quando é detectado o atraso, a SMS realiza o agendamento.

"Os usuários estão sendo chamados pela própria Secretaria Municipal de Saúde para a marcação de data, horário e local onde o exame será realizado", afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

Faltosos

Todos pacientes com exames solicitados em 2010 e ainda não realizados têm direito à remarcação através do mutirão. Apesar da intenção de agilizar o serviço, a SMS vem constando a falta dos usuários aos exames. Cerca de 30% deles não comparecem, mesmo confirmando o reagendamento. Quando isso acontece, as outras pessoas que estão na lista acabam tendo que esperar mais.

"É importante destacar que os usuários que, por motivos diversos, mudaram de telefone ou endereço devem entrar em contato com a SMS pela Ouvidoria (3179-1080) ou procurar a gerência da Unidade de Saúde. Estamos tendo dificuldade de entrar em contato com alguns usuários por conta de número incompleto de telefone ou até mesmo mudança de número", informa Silvio Santos.