A prática regular de atividades físicas oferece uma série de benefícios para o corpo em todas as fases da vida. E foi justamente pensando na saúde da turma da terceira idade que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), promoveu na tarde da última quinta-feira, 11, para o Grupo de Idosos, a palestra ‘Atividade física e saúde: jogando bem com o diabetes e a pressão alta'.
Proferida pelo coordenador de Atividades Físicas da Academia da Cidade, Magno Carvalho, a palestra destacou a importância dos exercícios para reduzir as consequências das doenças típicas desta fase da vida. "A atividade física auxilia no combate às doenças e a estabilizar o quadro clínico de quem tem hipertensão, diabetes, osteoporose e colesterol, além de trazer ao idoso um vigor físico e emocional para atividades diárias" conta o educador físico.
A aposentada Maria Julia Santana, 70, que participa do grupo há 20 anos, aprova essa iniciativa. Ela afirma que os encontros têm lhe trazido muitos benefícios. "Gosto muito deste grupo, não me arrependo de vir lá do Santos Dumont até aqui ao bairro Siqueira para aproveitar as palestras, os passeios e os amigos. A partir de hoje vou ser mais ativa nos exercícios físicos", conta a aposentada. Após a palestra foram realizados testes de aferição de pressão e medição da altura, peso e glicemia. Para encerrar, o Grupo saboreou um nutritivo lanche com salada de frutas.
O grupo
Os 80 componentes do Grupo de Idosos vinculados ao Cemar se reúnem quinzenalmente. O objetivo é desenvolver atividades informativas e sociais com o intuito de atender as necessidades desses idosos. A assistente social do setor de endocrinologia do Centro, Amanda Carla de Meneses, dá orientações práticas de saúde e coordena passeios recreativos.
"Esse grupo já existe há 28 anos e foi iniciado por vermos a necessidade dos idosos em serem inseridos num convívio social para eles se sentirem acolhidos. Realizamos palestras, rodas de conversa, atividades ocupacionais e todo mês promovemos um passeio recreativo. Através desse convívio, queremos trazer qualidade de vida para os idosos", diz Amanda Carla.