PMA capacita mais 60 cidadãos para o mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
12/08/2011 16h02
Início > Noticias > 46956

Os cursos de qualificação profissional ofertados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), têm contribuído na capacitação e inserção do cidadão no mercado de trabalho. Esta semana, mais 60 alunos receberam os certificados de conclusão dos cursos de espanhol, pintura em tecido e do curso de doces e salgados.

O curso de doces e salgados aconteceu na Casa Batista da Amizade, entidade parceira da Fundat, localizada no bairro Santo Antônio. Em clima de festa, os alunos receberam os certificados, comemorando o avanço em mais uma etapa da vida profissional. Jocélia Santos , 33 anos, trabalhava como empregada doméstica. Em um depoimento emocionante, ela afirmou que a Prefeitura de Aracaju transformou a sua vida para melhor.

"Antes mesmo de terminar o curso, comecei a confeccionar os doces e salgados para vender aqui na minha casa. O sucesso foi tanto que, com as vendas, que consegui pagar o meu aluguel, água e energia", declarou animada, acrescentando que pediu demissão do emprego para se tornar empresária.

A ex-empregada disse que pretende ampliar o seu negócio e, como o espaço em sua casa é limitado, ela vai investir na compra de equipamentos e em um local mais amplo. "Estou me mobilizando para adquirir o microcrédito através da Fundat. A minha vida mudou completamente graças ao curso que fiz sem pagar nenhum centavo", afirma.

Jardim Centenário

Na Unidade de Qualificação Profissional Jardim Centenário, 40 pessoas concluíram os cursos de espanhol e pintura em tecido. De acordo com a instrutora Maria Floreniza dos Santos, que desde 2006 ministra aulas para a Fundat, as alunas aplicaram a arte em panos de prato, bonecas e outros objetos. "O aprendizado foi excepcional, considerando o interesse das alunas. Além de capacitar, o curso também contribui para elevar a autoestima dos participantes", disse.

A coordenadora da unidade, Jailda dos Santos Prado, disse que é gratificante acompanhar o crescimento daqueles que frequentam os cursos. No caso específico do treinamento de pintura em tecido, ela destacou que muitas alunas já estão gerando renda, comercializando cada pano de prato por R$ 5.

Espanhol

Dilza Evangelista dos Santos cursou as aulas de espanhol. A auxiliar administrativo afirmou ter procurado a Unidade da Fundat por desejar crescer profissionalmente. "Já fiz outros cursos por meio da fundação, como informática. O conhecimento sempre é válido e pretendo agregá-lo a minha profissão", declara.