Mutirão de combate à dengue volta ao bairro Aeroporto

Saúde
12/08/2011 15h08
Início > Noticias > 46961

Os moradores do loteamento Recanto da Paz, no bairro Aeroporto, zona sul da capital, receberam  esta semana a visita da força-tarefa de combate à dengue da Prefeitura de Aracaju. A ação, que começou na última quinta-feira e termina hoje, 12, tem o objetivo de visitar 300 residências.

Segundo dados do último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypt (LIRAa), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica Municipal, o bairro Aeroporto registrou um índice de 0,3% de infestação, que é o percentual de imóveis onde foram encontradas as larvas do mosquito da dengue.

Para o supervisor geral da região, José Roberto Dias, mesmo com o bairro apresentando índice de infestação predial de baixo risco, as ações continuam com a finalidade de combater ainda mais a presença do mosquito transmissor na comunidade.

"De janeiro a julho deste ano, conseguimos reduzir a infestação de 2,7% para 0,3% o que é uma grande vitória. Isso só nos anima a trabalhar ainda mais para reduzir o número de criadouros. O resultado positivo só é possível através da ação conjunta entre o agende de endemia e o cidadão, que nos recebe em sua casa e segue as recomendações", ressalta José Roberto.

Parceria cidadã

O supervisor da área, Gilberto José, explica que o principal criadouro do mosquito ainda é encontrado nas lavanderias das residências, devido à falta de limpeza correta e da cobertura adequada.

"Quando chegamos a uma residência fazemos um triplo trabalho: além do tratamento químico que se faz com o larvicida e o tratamento mecânico que se realiza com eliminação das larvas através da proteção dos depósitos de água, nós também trabalhamos com a questão educativa, pois pretendemos deixar o conhecimento com o morador", explica o supervisor.

Emsurb

A ação é realizada em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) desde 2008. Da quarta-feira ao sábado, a empresa faz a limpeza dos locais mais propícios ao desenvolvimento do mosquito, como terrenos baldios. A ação foi aprovada pela dona de casa Norma Sueli Silva, 37 anos.

"Eu e meu marido já tivemos dengue duas vezes. Agora mais do que nunca eu me cuido e protejo os lugares que servem como criadouro do mosquito. Essa ação dos agentes vem em uma ótima hora, pois além de fazerem o trabalho aqui em minha casa, também realizam o mutirão em todo o bairro", finaliza a dona de casa.