Jovens e adultos frequentam curso de informática gratuitamente

Formação para o Trabalho
15/08/2011 16h52
Início > Notícias > Jovens e adultos frequentam curso de informática gratuitamente

Ampliar o acesso dos cidadãos da capital aos cursos profissionalizantes oferecidos nas mais diversas áreas. É com este objetivo que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), está ministrando mais um curso de informática básica na Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição. Vinte jovens e adultos frequentam diariamente a unidade, que é mantida com recursos próprios e está localizada no bairro Porto D'anta.

E por conta das exigências do mercado, os cursos de informática são os mais disputados. As aulas, que começaram no dia 18 de julho, estão sendo ministradas pela instrutora Glória Silvana Silva, que é gestora em tecnologia da informação. O objetivo é preparar o aluno para o desempenho dentro de uma empresa, para a convivência com colegas, prepará-los para entrevistas de trabalho e também elevar a autoestima dos alunos que, antes das aulas práticas, passaram por um treinamento com aulas de relações humanas. As aulas são oferecidas gratuitamente.

Os participantes não escondem a ansiedade pela conclusão do treinamento e, consequentemente, pelo recebimento dos certificados. A jovem Aline Silva Santos, 16, reside no bairro Coqueiral está frequentando as aulas diariamente. "Quero aprender porque estou me preparando para o primeiro emprego e sei que a informática é essencial", declarou, acrescentando que procurou a unidade da Fundat depois da informação repassada por uma amiga, que foi capacitada naquela Unidade e já está trabalhando.

Determinação

A aluna Silvinha Correia dos Santos, 34, é operadora de caixa e disse que a sua intenção é se atualizar para o mercado de trabalho. Ela se surpreendeu com a qualidade das aulas. "Sou uma pessoa determinada e acredito no meu potencial. Pensei que por se tratar de um curso gratuito, seria mais um certificado na minha vida, mas me enganei. Estou realmente aprendendo", disse.

De acordo com a instrutora Glória Silvana Silva, a turma está levando a sério o curso e o aproveitamento está sendo muito bom. "Tenho um aluno que pensou em desistir por conta de motivos pessoais, mas conversei e expliquei a importância do curso. O convenci e a não desistir e ele demonstrou ser uma pessoa que realmente deseja crescer profissionalmente", enfatiza.