FormSUS vai agilizar notificação de doenças

Saúde
16/08/2011 17h09

Para oferecer diagnósticos mais rápidos e precisos aos aracajuanos, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem investindo em uma série de ações. A novidade na Vigilância Epidemiológica de Aracaju é a criação de um Formulário de Notificação de Risco para a Saúde Pública Nacional: o FormSUS.

O formulário eletrônico será mais uma ferramenta utilizada pelos profissionais de saúde para dar mais agilidade às notificações de doenças, como dengue com complicações, óbito por dengue, doença de chagas aguda, cólera, febre amarela, peste, paralisia infantil, raiva humana, sarampo, rubéola, entre outras doenças de notificação imediata. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Aracaju, Taíse Cavalcante, a novidade é uma medida do Ministério da Saúde.

"A implantação do formulário eletrônico FormSUS é uma determinação do Ministério da Saúde e será disponibilizado no Portal da Prefeitura de Aracaju. A inclusão do acesso faz parte das novas diretrizes ministeriais de classificação do Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde/URR (Unidade de Resposta Rápida) das secretarias municipais e estaduais de Saúde", explica Taíse.

Procedimento

O formulário eletrônico pode ser acessado de forma rápida e simples. Na seção ‘Saúde' do Portal da Prefeitura Municipal de Aracaju, o usuário irá visualizar o quadro do formulário. Basta acessar e seguir o passo a passo. Através do formulário, os relatos médicos com a notificação serão enviados automaticamente ao setor da Vigilância Epidemiológica, possibilitando a identificação e investigação imediata da suspeita das doenças.

A nova ferramenta contribui para o aprimoramento das ações de fortalecimento das estruturas e da capacidade instalada do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS), de forma que o país possa, cada vez mais, responder às emergências de saúde pública nacional e internacional, bem como a outros problemas de saúde que afetam a população.

Acesso

No formulário, existe um campo para descrição do problema e que pode ser utilizado pela própria comunidade. Ou seja, se há um caso suspeito de dengue hemorrágica ou a população suspeita de qualquer uma das doenças listadas acima, a pessoa preenche o campo e envia. A notificação será recebida automaticamente por técnicos do CIEVS/URR na Coordenação da Vigilância Epidemiológica de Aracaju para adoção de medidas imediatas. A nova ferramenta pretende ainda instituir um número 0800 para agilizar notificações por telefone.

"O objetivo é agilizar a notificação possibilitando uma ação mais rápida, seja de identificação, investigação e tratamento de doenças que precisam de isolamento imediato", afirma o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos.

Clique aqui e acesse o formulário eletrônico FormSUS