CAPS Liberdade promove a VIII Exposição Folclórica

Saúde
16/08/2011 16h38

Usuários e os profissionais de Saúde do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Liberdade, iniciaram nesta terça, 16, o curso de artesanato ‘Reinventando o mosaico e o artesanato de feltro', que integra a programação da VIII Exposição Visão Folclórica da unidade. Além deles, funcionários da Biblioteca Clodomir Silva, onde acontece a exposição, também participam do curso de artesanato que segue até amanhã, 17.

Atendida pelo CAPS desde 2004, Rita de Cássia Vieira destaca o bem estar adquirido na unidade de saúde. "Atualmente, o CAPS Liberdade é tudo e algo mais na minha vida. Estou fazendo tratamento de saúde para me recuperar de uma depressão e estou me sinto bem melhor", afirmou Rita Vieira.

Em sua 8ª edição, a Exposição Visão Folclórica segue aberta à visitação pública até o próximo dia 30 de agosto, com a temática "Minha avó já dizia...". Para o encerramento, estão previstas a entrega de certificados do curso de artesanato e a apresentação cultural da banda Pilão de Pífano.

Programação

Dentro da programação, a SMS está organizamdo a visitação de usuários dos CAPS Artur Bispo Rosário, AD Primavera (Álcool e outras Drogas), David Capistrano, Jael Patrício, e I Vida (Infantil) à exposição que, há cinco anos, acontece na Biblioteca Clodomir Silva. "O material exposto foi produzido durante dois meses em oficinas terapêuticas dentro do CAPS Liberdade", conta oficineira e idealizadora da exposição, Fabiana Brandão.

Ela declara ainda que a exposição é organizada para estimular as pessoas que sofrem de transtornos mentais a frequentar a biblioteca. "Ao mesmo tempo, garante espaço para que os nossos usuários possam expressar suas visões sobre o folclore sergipano para a sociedade ", completou Fabiana.  

Parceria

O diretor da Biblioteca Clodomir Silva, Tarcísio Bruno, ressalta a importância da parceria da biblioteca com o CAPS Liberdade. "Essa parceria é tão importante para os usuários do CAPS quanto para nós da biblioteca. Aqui, a nossa missão é também a inclusão social. Incentivamos a visitação pública de alunos, de abrigados e do público em geral. Com essa integração podemos mostrar para toda a sociedade que independente de dificuldades físicas e ou mentais, os indivíduos são capazes de produzir", disse Tarcísio Bruno.

De mesma opinião, o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, ressalta a importância da realização de atividades extras com os usuários das unidades. "Com as atividades comunitárias e extra-muro dos CAPS, temos a oportunidade de ajudar a sociedade a refletir sobre a loucura e ainda divulgar as transformações realizadas pelo poder público municipal na área da Saúde Mental", disse.  

Terapia

O secretário afirma ainda que as ações dos CAPS se contrapõem ao outro modelo de internação psiquiátrica, geralmente de longa duração, e que afasta aos poucos os pacientes de suas famílias e da sociedade. Dentre as ações desenvolvidas pelos CAPS é possível destacar as atividades terapêuticas, individuais e em grupo, além das atividades externas, como passeios, oficinas de reabilitação e atividades culturais e esportivas.