Funcaju recebe doação de mais de dois mil livros

Cultura
16/08/2011 15h50

Na manhã desta terça-feira, 16, o presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), Waldoilson Leite, recebeu a visita da vereadora Miriam Ribeiro e da viúva do Dr. Eraldo Machado de Lemos, Arionete Martins Costa, responsáveis pela doação de mais de dois mil livros para a Biblioteca Municipal Clodomir Silva.

A iniciativa para a doação partiu da vereadora Miriam Ribeiro, que estabeleceu a relação entre dona Arionete e a Funcaju. "Era uma pena ver tantos livros ficarem guardados e sem qualquer uso durante tanto tempo, especialmente por muitos serem da própria autoria do Dr. Eraldo, uma pessoa que prestou um grande serviço para o estado de Sergipe", afirmou a vereadora durante o encontro para assinatura do termo de compromisso.

Para dona Arionete, é muito satisfatório firmar uma parceira como esta com a Funcaju: "Fico muito contente de ver esse acervo entregue a um órgão que irá valorizar a memória do meu marido. Tenho certeza que ele também ficaria muito feliz de ver seu patrimônio, a partir de hoje, servindo à sociedade".

Segundo o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, o ato foi de uma importância social indescritível. "Esta doação é extraordinária, na medida em que vem o auxílio das políticas públicas municipais para a construção do conhecimento. Em nome da Prefeitura de Aracaju, eu agradeço por esse gesto que representa uma imensa contribuição para toda a sociedade e, especialmente, para a formação da nossa juventude", disse.

Acervo

Além de títulos provenientes da sua coleção pessoal - contendo obras de Machado de Assis, Eça de Queirós, Lima Barreto, Raul Pompeia, dentre outros - foram doados também centenas de exemplares que trazem a assinatura de Dr. Eraldo Machado de Lemos. Ao todo, 2.195 livros vão se somar ao acervo da Clodomir Silva e ao patrimônio de diversas instituições em todo o estado.

"Como a quantidade de livros doados foi muito grande, isso nos possibilitará que também uma grande parte deles seja destinada a outras unidades. Serão repassados exemplares para a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, outra unidade da Funcaju, mas também para outras instituições de incentivo à leitura na capital e no interior do estado, o que mostra a dimensão da generosidade deste ato",comemora Tarcísio Bruno, diretor da Biblioteca Clodomir Silva.

História

Eraldo Machado é considerado uma das grandes figuras públicas do estado de Sergipe. Além de médico, foi jornalista e político, passando por mandatos enquanto suplente no Senado, deputado estadual e deputado federal. Outro ofício ao qual se empenhou foi à literatura, chegando a publicar livros técnicos, a exemplo de títulos médicos, mas também obras de cunho mais artístico, que incluem livros de provérbios, piadas e poesias.