Campeão olímpico de vôlei vem a Aracaju

Educação
16/08/2011 17h57

Professores da rede municipal de ensino que têm formação em educação física e que atuam no projeto ‘AABB Comunidade' participarão nesta quarta-feira, 17, a partir das 9h, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), localizada no Mosqueiro, do curso ‘Capacitação e formação pessoal: jogos cooperativos e aprendizagem cooperativa'. O evento, que acontece até a próxima sexta, 19, será direcionado pelo professor Jader Denicol e contará com a presença do ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, Paulo André Jukoski, mais conhecido como ‘Paulão', que ministrará a palestra de abertura.

O projeto é uma parceria da Fundação Banco do Brasil, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed). O objetivo principal é oferecer, aos alunos de baixa renda, complementação educacional no horário contrário ao turno escolar. Atualmente 300 alunos da rede municipal de ensino com faixa etária entre 7 e 16 anos são atendidos pelo projeto que, através do apoio dos professores do município, proporciona atividades esportivas, reforço escolar e práticas culturais, como dança, teatro e artesanato. Para garantir o bom andamento das atividades do projeto, a Semed oferece suporte na contratação dos educadores, na alimentação e transporte dos estudantes.

Paulão

Em sua palestra, Paulão abordará temas presentes no cotidiano dos esportes e das organizações sociais, como trabalho em equipe e disciplina. O atleta já participou de três olimpíadas e foi campeão olímpico de uma delas, a dos jogos de 1992, sediados em Barcelona. Dos seus 23 anos de carreira, passou 15 defendo a Seleção Brasileira de Vôlei e ainda foi convidado para as Olimpíadas de Sidney e Atenas. Também em 1992, foi campeão do Top Four, no Japão, e da Liga Mundial, em 1993. Foi eleito o melhor bloqueio do Brasil e o segundo melhor bloqueio do mundo. Foi também capitão da Seleção Brasileira na Olimpíada de Atlanta e hoje tem especialização no esporte educacional, sendo que nestes últimos anos escreveu, gerenciou e implantou diversos projetos com cunho educativo através do esporte.

Currículo

Além de ser embaixador Olímpico dos projetos esportivos do Banco do Brasil, Paulão foi diretor de programas sociais/esportivos e do esporte de rendimento (olímpico e paraolímpico) no Ministério dos Esportes entre os anos de 1999 e 2002; implantou o esporte como ação social na lei do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda); implantou o projeto do Ministério dos Esportes, intitulado ‘Esporte na Escola', resgatando a obrigatoriedade da prática da educação física nas escolas; reformulou e implantou mais de cem núcleos em todo o Brasil do projeto educacional ‘Viva Vôlei', em parceria com a Confederação Brasileira de Vôlei e demais confederações.