Cidadãos celebram participação no programa Escola Aberta

Educação
16/08/2011 18h43

Jovens e adultos, moradores do bairro Soledade, celebraram nesta terça-feira, 16, a conclusão da etapa final do curso de cabeleireiro oferecido através do programa Escola Aberta, idealizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), o programa é desenvolvido em nove unidades da rede municipal de ensino e tem como objetivo disponibilizar espaços alternativos para o desenvolvimento de atividades de cultura, esporte, lazer, geração de renda e reforço escolar.

De acordo com o coordenador municipal do ‘Escola Aberta', Gustavo Santos, as oficinas de produção artística são ofertadas nos fins de semana e são ministradas por oficineiros oriundos da própria comunidade em que está inserida a escola municipal.  "Pais de alunos e demais cidadãos têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades nas mais diversas áreas e, com isso, até adquirir a própria independência financeira. O programa acaba por oferecer atrativos sadios aos participantes, que demonstram interesse em todas as etapas do processo de aprendizagem", declarou Gustavo.

Os 20 concludentes que participaram das oficinas ministradas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jaime Araújo aproveitaram a oportunidade para relembrar e destacar os grandes benefícios trazidos pelo programa. A simpática servidora Margarida de Barros, 61 anos, contou que soube da oferta das oficinas na própria escola. "Já participei de três cursos diferentes que me encheram de alegrias. Com o aprendizado, tenho novos ofícios e nas horas vagas produzo e vendo biscuits para obter uma renda extra. Por conta disso, incentivei minha nora e minha filha a participar do programa também", destacou Margarida, moradora do bairro há 37 anos.

De acordo com a coordenadora geral da Emef, Iraildes de Oliveira, as atividades do programa aproximam a comunidade da escola. "Os cursos profissionalizantes são os que atraem o maior número de interessados. Nos dias em que as oficinas são realizadas, o clima na escola é sempre alegre, o que torna ainda mais atrativo o programa", ressaltou.

Autonomia 

Satisfeitos com os bons resultados obtidos com o ‘Escola Aberta', os adolescentes Micael Dantas e Alice Santos, realizaram o grande de sonho de se tornarem profissionais da beleza. "Ficamos felizes e aprendemos muito com o curso. Essa era nossa grande vontade e num futuro próximo iremos trabalhar e montar nosso próprio negócio", afirmou Micael Dantas.

O oficineiro André Lucas de Oliveira, que já atua como cabeleireiro há 17 anos, destacou o empenho demonstrado pelos alunos. "Nenhum deles deixou de comparecer às aulas e todos permaneceram atentos aos ensinamentos ministrados. Fico contente em perceber que tudo que pude ensinar servirá como forma de complementar a renda familiar deles", disse o oficineiro.