Mais uma vez, a capital sergipana está na rede. Desta vez, o motivo é a jornada do Urbenauta, pseudônimo de Eduardo Fenianos. Em sua mais longa empreitada, realizada em 2008, o jornalista paranaense passou uma semana em Aracaju, conhecendo-a sob um olhar que se difere dos passeios turísticos convencionais. Agora, três anos mais tarde, Eduardo reconta sua trajetória através de uma novela pelo micro-blog mais popular da rede, o Twitter.
A ‘Twitt Novel' consiste nos relatos do Urbenauta (termo criado por Fenianos para nomear o viajante de regiões urbanizadas) sobre cada localidade que visita. São cinco twitadas diárias, recontando momentos importantes de sua jornada. Na sua estadia por Aracaju, Eduardo fez muitas observações: "É incrível constatar que o aracajuano tem um jeito bem acolhedor e educado" disse. O jornalista pôde conhecer aspectos como a influência dos rios Poxim e Sergipe, que dão a cor ‘amarronzada' ao mar que banha a cidade, os manguezais e até a Croa do Goré: "Antes de passar por Sergipe, eu sequer sabia o que era uma croa", confessou.
Sob o aspecto cultural, Fenianos maravilhou-se com a comemoração mais comum dos sergipanos, já que visitou a cidade justamente no período junino. "É bonito ver como a população daí preserva a sua tradição, através das fogueiras, bandeirolas, do forró, etc. Foi a primeira vez que pude ver um presépio dedicado aos festejos juninos", comenta o jornalista.
Outra interessante abordagem de Eduardo é o uso comum das charretes e bicicletas no trânsito da capital sergipana. "O tráfego, onde uma charrete e um veículo motorizado dividem espaço na mesma avenida, é diferente do comum para as capitais brasileiras, mas de forma alguma isso chega a ser um atraso de desenvolvimento. Muito pelo contrário, o tráfego de veículos em Aracaju está bem mais organizado do que em São Paulo, por exemplo" afirmou.
Ao falar sobre o desenvolvimento, o Urbenauta elogiou bastante a iniciativa do poder público no que diz respeito às ciclovias. "Embora o Rio de Janeiro seja líder na quilometragem de ciclovias, essas estão mais presentes nas orlas e pontos turísticos da cidade. Diferente do que ocorre na capital sergipana, onde as mesmas são encontradas em vários cantos da cidade. Acredito que o conceito de sustentabilidade pode ser muito bem aplicado em Aracaju, e o poder público está no caminho certo para torná-la (usando o melhor dos termos) uma cidade sustentável", declarou.
Relatos
A passagem de Eduardo Fenianos por Aracaju será relatada até esta quarta-feira, 17, mas a ‘twit novel' continua até meados de outubro. A novela do Twitter consiste em pequenos detalhes de um longo relato, que já começou a ser escrito por Eduardo. A jornada do jornalista é tema de uma série de 27 livros (cada um dedicada a uma capital), dos quais 13 já foram lançados. A expedição por Aracaju ainda está sendo transcrita por Eduardo e deve ser publicada no ano que vem.
Enquanto isso, a novela pode ser acompanhada através do endereço www.twitter.com/urbenauta. Além de pequenos relatos, o jornalista inclui, ocasionalmente, fotos e vídeos dos locais pelos quais passou.
Urbenauta
As Expedições Urbenautas nasceram da idéia do jornalista Eduardo Fenianos para conhecer as localidades urbanas sob aspecto diferenciado. Em 2008, ele deu início ao desafio de conhecer todas as capitais brasileiras viajando de carro (apelidado de ‘urbenave'). Os principais objetivos eram conhecer os pontos extremos das 27 capitais, passando uma semana em cada uma delas e vivendo em uma residência por dia, com uma renda mensal de um salário mínimo.