PMA realiza limpeza no canal da avenida Gentil Tavares

Serviços Urbanos
17/08/2011 14h08
Início > Noticias > 47018

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está executando a limpeza de mais um canal da cidade. Desta vez a ação está sendo realizada na avenida Gentil Tavares, bairro Getúlio Vargas. O serviço é feito através do Sistema de Barragem Móvel, uma técnica que tem demonstrado eficácia em locais de difícil acesso.

Segundo o coordenador do Aterro Controlado da Emsurb, Reinaldo Souza, o método garante a retirada dos resíduos com mais facilidade. "Essa técnica é sempre utilizada em canais de difícil acesso e com grande quantidade de lixo. A principal vantagem é que todo o lixo é levado pela pressão da água, que, além de retirar os resíduos que estão na superfície do canal, remove o que está acumulado no fundo", explica.

A equipe que opera o Sistema de Barragem Móvel está localizada nas proximidades da avenida Coelho e Campos com a avenida Maranhão. "O serviço está sendo realizado no local conforme constatação de que havia muito lixo, que é jogado pelos próprios moradores e transeuntes, e que o mesmo estava acumulando água e gerando mau cheiro. A previsão de término é na próxima semana quando todo o lixo, que estava bloqueando a passagem da água, for retirado do canal", enfatiza Reinaldo

Segundo Reinaldo, a limpeza dos canais em Aracaju acontece constantemente. "Esse serviço é contínuo e é realizado em todos os canais da cidade, seja por meio manual, mecanizado ou barragem. Após essa limpeza no canal da avenida Gentil Tavares, o Sistema de Barragem Móvel será colocado na avenida Airton Teles", informa.

Sistema

Considerado inovador e vantajoso em razão da sua eficiência e facilidade na montagem e no manuseio, o Sistema de Barragem Móvel utiliza equipamentos simples montados em uma estrutura metálica, em conjunto com uma peça de lona que represa toda a água, uma máquina para bombeamento da água e uma tela que serve para reter o lixo arrastado pela correnteza gerada após abertura da lona.

A técnica de barragem retém parte das águas do canal quando a maré seca. A lona acondiciona parte da água, para que a onda provocada pela descarga tenha velocidade suficiente para arrastar a sujeira do canal. Todo o lixo fica submerso e preso no fim do canal por uma tela, e depois é recolhido. "O lixo é arrastado pela correnteza e fica acumulado, sendo mais fácil a sua retirada", acrescenta o coordenador Reinaldo Souza.

Limpeza de canais

Atualmente, a Emsurb realiza três tipos de limpeza de canais: manual, mecanizada e Sistema de Barragem Móvel. Segundo a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, para obter melhores resultados é necessária a colaboração da comunidade. "Devemos ter a cooperação de todos. O ato de não jogar lixo nos canais já é o suficiente", lembra.