Os trabalhadores da construtora JotaNunes, que atuam no canteiro de obras localizado no bairro Augusto Franco, tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira, 17. O Programa Saúde do Homem, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma palestra no local com o tema ‘Orientações para uma vida saudável'. Na oportunidade, cerca de 200 operários tiraram dúvidas sobre como evitar doenças e hábitos nocivos à saúde.
"A ação é uma estratégia da secretaria para alertar a população masculina sobre a necessidade de cuidar da saúde. Os homens também adoecem, mas procuram muito menos as Unidades de Saúde dos que as mulheres. Então decidimos incentivar essa conscientização para que os homens também adotem atos preventivos em relação à saúde", alerta o secretário Silvio Santos.
Segundo Francileide Lôbo, referência técnica do Programa Saúde do Homem, a SMS seguirá visitando locais públicos como feiras, escolas e supermercados. "A saúde deve ser vista de maneira integral, prevenindo DST, vícios e também adotando hábitos saudáveis. Com a palestra, destacamos a importância da alimentação equilibrada, dos hábitos de higiene e da prática frequente de exercícios", Francileide alerta ainda que o homem também deve sempre buscar ajuda médica e fazer exames de rotina para evitar doenças como câncer de próstata, hipertensão, diabetes e outras enfermidades.
Prevenção
João Gonzaga, 52, atua há mais de 20 anos na construção civil e afirma que só procurava o médico quando se sentia incomodado com alguma dor. Para ele, a principal lição da palestra foi que o homem que não se cuida corre diversos riscos. Segundo João, é preciso perder a vergonha e o medo de buscar ajuda médica.
"Já vi casos de amigos que adoeceram gravemente porque se recusavam a ir ao médico e fazer exames. Gostei muito da palestra porque mostrou que a prevenção é o melhor caminho. A palestrante deixou claro que o câncer próstata, por exemplo, pode ter cura quando é descoberto ainda no início pelo exame", disse João Gonzaga.
Lição
O operário Jason de Souza, 27, conta que aprendeu uma lição importante. "Nós homens também devemos sempre buscar a prevenção e o sexo seguro. O planejamento familiar também é uma responsabilidade do homem", afirma Jason.