Bosco Rolemberg promove reunião com instituições conveniadas

Família e Assistência Social
17/08/2011 14h08
Início > Noticias > 47023

O Secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 17, com os dirigentes das instituições conveniadas com a Prefeitura de Aracaju e que atuam na área de proteção social. Na pauta, a discussão da essência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), os avanços registrados e os desafios para a implementação da política nesta área.

Bosco Rolemberg iniciou a reunião voltando ao dia 6 de junho, quando a presidente Dilma Rousseff sancionou o projeto de lei que criou o SUAS. "Agora, a Assistência Social é um política de governo definida em lei", enfatizou o secretário, lembrando que o objetivo maior do Sistema Único de Assistência Social é garantir a proteção social para as pessoas pobres.  

"Hoje, é direito de todo cidadão brasileiro pobre ter a proteção social. Não se trata mais de favor, de assistencialismo, de caridade, como foi no passado. É um direito e nós, executores dessa política, temos que nos empenhar em cumprir este objetivo", disse o secretário, informando que a reunião desta manhã tinha a finalidade de estreitar o relacionamento entre o gestor municipal e as instituições conveniadas.

Relevância social

"Como gestor da política de Assistência Social, quero cumprir da melhor forma possível este papel. Estou aqui porque quero estar próximo das instituições e acompanhar a execução do objeto dos convênios", explicou o secretário, acrescentando que o SUAS reconhece como de relevância social o trabalho desenvolvido pelas instituições sem fins lucrativos, portanto fortalecidas pelo sistema.

A presidente da Apada (Associação de Pais e Amigos dos Portadores de Deficiência Auditiva), Ligia Maynard, e demais dirigentes, apoiaram a iniciativa do secretário Bosco Rolemberg de buscar um relacionamento mais próximo com eles. Na ocasião os dirigentes também apresentaram as principais dificuldades que enfrentam na execução do trabalho social que desenvolvem e ouviram do secretário propostas para sanar as deficiências.