Na noite desta quarta-feira, 17, por volta das 22h, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) recuperou um ciclomotor modelo Shineray XY 50Q, tomada de assalto no conjunto Santa Tereza, zona Sul da capital sergipana. O veículo foi encontrado abandonado num matagal situado numa das rotas de fuga do bairro Aeroporto.
Segundo o guarda municipal Valmir Bispo, quando transitava em direção à sua residência ele verificou que um objeto piscava no escuro e em seguida começou a alarmar. Como o local é pouco iluminado, o guarda se aproximou e constatou que se tratava de uma moto. "Ao notar que a Shineray estava alarmando procurei observar se não tinha alguém nas imediações. Após uma varredura na área, não encontrei ninguém. Então entrei em contato com a guarnição da GMA que atua na zona Sul para realizarmos buscas na região", disse Bispo.
Quando a equipe se preparava para iniciar a diligência, duas pessoas abordaram os agentes dizendo terem sido vítimas de assalto no conjunto Santa Tereza. A equipe foi então ao local da ocorrência e constatou o fato, devolvendo o veículo ao seu proprietário.
Essa é a terceira moto recuperada por equipes da Guarda Municipal de Aracaju só nesse segundo semestre deste ano. Em julho, uma equipe da GMA recuperou uma Honda CG 150 de cor laranja e uma Honda Biz 125 de cor preta, no bairro Coroa do Meio, dentro do manguezal.
Patrulhamento
Segundo o diretor geral da GMA, major Edênisson Paixão, a corporação tem intensificado o patrulhamento nos locais onde existem prédios do município, principalmente na zona Sul de Aracaju, e em função disso, a população da região tem notado mais a presença da instituição nesses locais, colaborando e denunciando. Para ele, a presença da guarda é importante, pois além de passar segurança à população, também coíbe atos de vandalismo. "É importante ter pontos da Guarda Municipal em vários locais da cidade, pois isso facilita o acesso às pessoas que querem dar queixas e passam segurança para os mesmos", disse o oficial.
As denúncias podem ser feitas por telefone, através do número 153, ou pelo e-mail guarda.municipal@aracaju.se.gov.br. Segundo o major Edênisson, muitas denúncias também são feitas pessoalmente. "As pessoas encontram nossos guardas na rua e vão até eles para denunciar algum roubo ou algum ato incorreto", declara.