Esta semana, mais 40 cidadãos receberam os certificados de conclusão de cursos ofertados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). As capacitações, desenvolvidas o Programa de Qualificação Profissional, foram nas áreas de espanhol e oficina de biscuit. Os cursos foram realizados em unidades do bairro Santos Dumont.
Entre os cursos ofertados pela Fundat estão as aulas de línguas estrangeiras, que são cada vez mais procuradas, principalmente entre jovens em busca do primeiro emprego. E por conta do crescimento do turismo em Aracaju, as empresas passaram exigir trabalhadores mais qualificados, aptos para o atendimento ao turista, principalmente aqueles que trabalham nas áreas de bares, restaurantes e hotéis.
A estudante Maria Fernanda Pereira dos Santos, 17 anos, está se preparando para ingressar no mercado de trabalho e decidiu buscar qualificação através da Prefeitura de Aracaju. "Quem tem qualificação está um passo à frente. Falar outra língua, no meu caso o idioma espanhol, é um diferencial", afirma a jovem.
Outra jovem que também participou do curso de espanhol foi Kenia Santos Santana, de 16 anos. Segundo ela, além de estar se preparando para o primeiro emprego, também buscou o conhecimento dessa língua para se preparar para o vestibular. "Quero um futuro melhor para mim e sei que atingirei o meu objetivo se for por meio da capacitação", acredita.
Biscuit
A Fundat também oferta diversas oficinas voltadas para o artesanato, capacitando profissionais para o trabalho autônomo. A artesã Telma Maria, instutora da Fundat há mais de seis anos, garante que o curso tem ajudado muitas pessoas a gerar uma renda extra para suas famílias."Confeccionar biscuits não deixa de ser uma atividade rentável. Produzir lembrancinhas para casamentos, batizados aniversários e festas em geral são o ponto-chave do negócio", explica.
A jovem dona de casa Thays Vieira dos Santos, 17 anos, concluiu o curso de artes em biscuit e já está utilizando as técnicas para ajudar nas despesas da casa. "Estou recebendo encomendas e trabalhando a todo vapor para atender aos meus clientes. Fiz a escolha certa ao me inscrever no curso", afirma Thays.