Semasc inclui novas famílias no CadÚnico

Família e Assistência Social
18/08/2011 14h43
Início > Noticias > 47040

Maria Luzia Elesbão Araújo, 31, é mãe de dois filhos e aguarda o terceiro para os próximos meses. Desempregada e residindo com a mãe, aguarda com expectativa de integrar a lista das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, em Aracaju. Movida por esta perspectiva, ela esteve na manhã desta quinta-feira, 18, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Risoleta Neves para se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) da Prefeitura Municipal de Aracaju.

"Tenho duas crianças, estou esperando a terceira e não tenho emprego. Preciso do benefício", apelou Maria Luíza Araújo, uma das dezenas de pessoas que estão participando do mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) no Cras Risoleta Neves. A ação visa facilitar a inscrição de novas famílias no Cadastro Único e assim lhes abrir a porta para benefícios como o Bolsa Família, auxílio moradia, programas habitacionais e serviços.

O mutirão também está disponibilizando o serviço de cartório, através da parceria firmada com a Corregedoria do Tribunal de Justiça. Assim, a segunda via das Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito e da Declaração de Nascidos Vivos (DNV) está sendo expedida gratuitamente para os moradores dos bairros Cidade Nova, Getimana, Japãozinho, Palestina e 18 de Forte, todos assistidos pelo Cras Risoleta Neves, localizado no loteamento Alto da Jaqueira.

O serviço da Corregedoria do TJ irá beneficiar dezenas de pessoas. Uma delas é Cristiane Maria Santos Oliveira, 33 anos, usuária regular do Cras. Ela esteve na unidade para solicitar a retificação da data do seu nascimento, registrada com equívoco na certidão original. "Já deveria ter feito isso há muito tempo, mas no final do mês o dinheiro nunca sobrava. Felizmente posso fazer isso hoje e estou muito feliz", disse.  

Ação importante

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, foi pessoalmente conferir o fluxo de pessoas e o ritmo do atendimento, ficando satisfeito com o que viu. "A presença de tantas pessoas aqui nesta manhã, mostra o quanto é importante nós trazermos os serviços para as comunidades, para mais perto delas. Certamente a grande maioria das novas famílias inscritas está apta a receber os benefícios da Assistência Social", considerou o secretário.  

O mutirão prossegue até às 17 horas desta quinta-feira. A expectativa da coordenadora da Proteção Social Básica, Yolanda de Oliveira, é de que 100 pessoas tenham sido atendidas até o encerramento dos trabalhos. A Semasc montou uma estrutura de 14 cadastradores para agilizar o fluxo do atendimento.