Nesta quinta-feira, 18, o prefeito Edvaldo Nogueira participou da solenidade de abertura do III Congresso Internacional Cemise de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana, realizado pelo Centro de Medicina Integrada de Sergipe (Cemise). A cerimônia, que aconteceu no Iate Clube de Aracaju, contou com a presença de médicos da área e ginecologistas conceituados que foram homenageados pela organização do evento.
O encontro, que acontece até o próximo sábado, 20, reúne especialistas para discutir novos rumos da Medicina na área de ginecologia. Serão abordados aspectos como infecção por HPV (vírus do papiloma humano) e suas vacinas, endometriose, e outros assuntos voltados para a ginecologia e obstetrícia. Para o prefeito Edvaldo Nogueira, eventos como esse trazem ainda mais qualificação para os médicos de Aracaju.
"Tratar das questões da saúde feminina, ginecologia e obstetrícia é fundamental porque vamos fazendo de Aracaju uma cidade que respira ciência, com um nível de Medicina elevado. Também serve para preparar cada vez mais nossos médicos, trazendo debates contemporâneos na saúde mundial", analisa Edvaldo Nogueira.
O evento conta com mais de 450 participantes de diversos estados brasileiros. Para o prefeito de Aracaju, ao congresso também contribui para o desenvolvimento do turismo. "A quantidade de pessoas que vêm a um evento desse também movimentam a cidade do ponto de vista turístico. Isso é fundamental para desenvolver essa área que contribui tanto para o desenvolvimento econômico', afirma Edvaldo.
Doações
Projeto criado pela própria Cemise, este é o terceiro congresso voltado para a pesquisa e inovações na ginecologia. Além da vertente científica, o evento também possui cunho social. Segundo a organizadora do congresso, doutora Hildete Caldas, as inscrições são revertidas em doações para instituições sociais.
"É o terceiro congresso que nós realizamos, e nosso objetivo, além de científico, também é social. As inscrições não são pagas, mas cada participante dá duas cestas básicas e elas são distribuídas para instituições carentes", explica Hildete.
A solenidade contou, ainda, com a entrega de placas simbólicas em homenagem aos ginecologistas Reginaldo Silva de Oliveira e Melício Rezende Machado, pelo trabalho desenvolvido ao longo de suas carreiras em Aracaju.
Presenças
Participaram da solenidade a primeira dama do município, Danusa Silva; o vice-prefeito de Aracaju e secretário municipal de Saúde, Silvio Santos; o secretário adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana; a presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Angélica Guimarães; a desembargadora Marilza Maynard; o presidente da Comissão Científica da Cemise, Dr. Menilson Menezes, além de médicos ginecologistas e obstetras e familiares dos homenageados.